Lula lança manifesto em jornais de cinco potências e denuncia paralisia da ONU frente às guerras

Portal Plantão Brasil
31/3/2026 13:36

Lula lança manifesto em jornais de cinco potências e denuncia paralisia da ONU frente às guerras

0 0 0 0

132 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desferiu um golpe certeiro na paralisia diplomática global nesta segunda-feira. Em uma ofensiva de comunicação sem precedentes, Lula publicou um artigo simultâneo nos principais jornais das cinco nações com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (The Wall Street Journal, The Guardian, Le Figaro, Kommersant e South China Morning Post). O texto é uma denúncia contundente contra a omissão do organismo internacional diante das guerras que devastam o planeta e uma crítica direta aos países que usam o poder de veto como "escudo ou arma" para proteger interesses próprios enquanto o mundo sangra.

Lula não mediu palavras ao afirmar que o atual sistema internacional está falido e que o Conselho de Segurança se transformou, na prática, em um "Conselho de Insegurança". Ele apontou que a inação das grandes potências ignora a Carta da ONU e joga com o destino de milhões de seres humanos, deixando um rastro de destruição que vai da Ucrânia à Faixa de Gaza. O presidente brasileiro também alertou para os perigos da nova corrida armamentista e o uso antiético de inteligência artificial em campos de batalha, onde algoritmos decidem quem deve morrer sem qualquer regulamentação humana ou jurídica.

Ao defender uma reforma urgente e estrutural nas Nações Unidas, Lula reafirmou o papel do Brasil como líder do Sul Global e defensor do multilateralismo. Ele destacou que "um mundo sem regras é um mundo inseguro para todos" e que a força bruta jamais deve se sobrepor à diplomacia. A ação coordenada em cinco idiomas e cinco fusos horários diferentes coloca o governo brasileiro no centro do debate sobre a nova ordem mundial, exigindo que as potências parem de alimentar conflitos e voltem à mesa de negociações para garantir a sobrevivência da humanidade.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians