211 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O combate ao crime organizado transnacional ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira com o lançamento da 54ª fase da Operação Nova Aliança. Em uma demonstração de força da cooperação bilateral, a Polícia Federal (PF) brasileira e a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai mobilizaram equipes para a região estratégica de Canindeyú, área crítica para o cultivo ilegal de cannabis. Esta é a primeira grande investida operacional de 2026 e ocorre sob o impacto dos números históricos de 2025, quando as forças de segurança alcançaram o maior volume de erradicação da história do projeto, retirando de circulação mais de 5,4 mil toneladas de entorpecentes que abasteceriam facções criminosas nas grandes metrópoles brasileiras.
A operação vai muito além da destruição física das roças de maconha, incorporando um aparato de inteligência e perícia técnico-científica de ponta. Especialistas do Instituto Nacional de Criminalística da PF trabalham lado a lado com peritos paraguaios na análise de solo e amostras botânicas, gerando provas robustas para asfixiar as estruturas financeiras do tráfico. O foco em Canindeyú não é aleatório; a desarticulação de acampamentos e centros de armazenamento nessa zona de fronteira é vital para interromper o fluxo logístico que alimenta a violência urbana no Brasil. Desde sua criação, em 2012, a Nova Aliança já erradicou cerca de 14 mil hectares de plantações, consolidando-se como o maior programa de cooperação policial da América do Sul.
Um diferencial importante desta fase é o braço ambiental da missão. Por meio da Operação Restaurar, o governo paraguaio atua na recuperação ecológica das áreas degradadas pelo cultivo ilícito, que muitas vezes envolve o desmatamento de florestas nativas para a abertura de clareiras de plantio. Ao unir repressão policial, ciência forense e restauração ambiental, Brasil e Paraguai enviam um recado claro de que a soberania das fronteiras não será entregue ao narcotráfico. Para o governo Lula, o fortalecimento dessa parceria é um pilar da nova política de segurança pública, focada em atacar a oferta de drogas na origem e desmantelar o poderio econômico das organizações transnacionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.