194 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a exploração de terras raras e minerais críticos é uma questão de segurança nacional para o Brasil, ao defender a soberania sobre esses recursos e parcerias que incluam transferência de tecnologia. A declaração foi feita após reunião bilateral com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, em Barcelona nesta sexta-feira (17).
Lula destacou que o país precisa aproveitar o atual momento de transformação energética global para evitar repetir erros históricos na exploração de suas riquezas naturais. “O Brasil já deixou passar o ciclo do ouro. Levaram tudo, enriqueceu muitos países, e o Brasil continuou pobre”, afirmou. O presidente ampliou a crítica ao histórico regional, citando também a prata, o minério de ferro e a madeira. “Nós não podemos agora permitir que a riqueza que a natureza nos deu não permita que a gente fique rico”, disse. Lula afirmou que o país pretende manter o controle sobre seus recursos estratégicos e garantir que o processo produtivo ocorra internamente. “Estamos dispostos a fazer acordo com todos os países. E o processo de transformação se dará dentro do Brasil”, declarou, acrescentando que não permitirá com os minerais críticos o que aconteceu com o minério de ferro e a bauxita.
Sobre parcerias internacionais, Lula foi enfático: “Nós queremos construir parcerias com quem quiser nos ajudar, levar tecnologia e compartilhar tecnologia conosco. Estaremos de braços abertos. Mas ninguém, a não ser o Brasil, será dono da nossa riqueza mineral”. O presidente reforçou que o tema é tratado como estratégico pelo governo brasileiro. “Temos um Conselho Nacional de Política Mineral. É uma questão de segurança nacional para nós”, concluiu. A declaração posiciona o Brasil em meio à crescente disputa global por minerais críticos, essenciais para a transição energética e o desenvolvimento tecnológico.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.