Lula detona tarifaço de Trump: “ele mentiu sobre déficit e eu provei com documento”

Portal Plantão Brasil
18/4/2026 18:13

Lula detona tarifaço de Trump: “ele mentiu sobre déficit e eu provei com documento”

0 0 0 0

787 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado direto para Donald Trump durante discurso na 1ª Reunião Mobilização Progressista Global, em Barcelona. “Ninguém vai ganhar de mim por mentira”, afirmou Lula, ao relembrar o tarifaço aplicado pelos Estados Unidos contra o Brasil. O presidente explicou que a medida foi baseada em uma inverdade. “Quando o presidente Trump taxou o Brasil, dizendo que tinha déficit com o Brasil, eu mostrei um documento.” Lula apresentou os números: “Os Estados Unidos, em 15 anos, teve 410 bilhões de superávit no Brasil.”

O presidente reconheceu as diferenças de poder entre os dois países. “Eu não tenho a riqueza que ele tem, eu não tenho a tecnologia que ele tem e tampouco eu tenho o navio que ele tem.” Mas deixou claro que isso não o intimida. “A minha arma é o argumento, a minha arma é a razão.” Lula também falou sobre sua motivação política. “Eu tenho 80 anos de idade. Eu tenho dito para Deus que eu quero ter 120 anos, porque é preciso provar uma coisa.” Para ele, o engajamento em causas públicas é o que sustenta a disposição. “Se todos nós levantarmos de manhã para uma causa, a gente não fica velho.”

O presidente reafirmou seus valores. “A minha causa é a democracia, a minha causa é a liberdade, a minha causa é a igualdade.” Lula destacou ainda a importância do respeito entre países, independentemente de seu tamanho ou poder econômico. No campo internacional, o presidente defendeu a resolução pacífica de conflitos. “Eu não quero guerra [...] eu quero paz, amor, fraternidade”, disse, reiterando sua posição contrária a confrontos entre nações.
Ao final, Lula concluiu destacando que sua principal ferramenta política é o diálogo. “Eu não quero guerra. A única coisa que eu quero é dizer para ele que mesmo sendo pobre, tem uma coisa que nós temos que ter, que é caráter, honestidade e decência. A gente tem que respeitar o direito do povo”, completou o presidente.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians