Alckmin sobe o tom e avisa que governo Lula aplicará reciprocidade após expulsão de delegado

Portal Plantão Brasil
21/4/2026 13:43

Alckmin sobe o tom e avisa que governo Lula aplicará reciprocidade após expulsão de delegado

0 0 0 0

153 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo brasileiro reagiu com firmeza e altivez à provocação diplomática dos Estados Unidos, que expulsaram o delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho, peça-chave na investigação contra o golpista Alexandre Ramagem. Nesta terça-feira (21), o presidente em exercício Geraldo Alckmin deixou claro que o Brasil não aceitará passivamente atos de ingerência estrangeira em suas instituições de segurança. Em Brasília, Alckmin afirmou que o governo acompanha o caso com cautela, mas garantiu que a diplomacia brasileira trabalha com a lógica da reciprocidade, sinalizando que o Palácio do Planalto está pronto para responder à altura caso fique comprovado que a medida de Washington foi um ataque político à justiça brasileira.

A expulsão de Carvalho, que atuava na cooperação internacional para prender Ramagem — condenado pelo STF por tramar contra a democracia —, é vista como uma tentativa de blindagem ideológica por parte de setores do governo estadunidense. Direto da Europa, o presidente Lula já havia dado o tom da resposta soberana, classificando o episódio como um possível abuso de autoridade que o Brasil não irá tolerar. Para o líder petista, qualquer desrespeito aos policiais brasileiros em missão oficial será rebatido com medidas proporcionais contra agentes americanos em solo nacional, reforçando que o país deixou para trás o tempo da submissão externa e das "continências à bandeira alheia".

O clima de tensão entre Brasília e Washington escala justamente no momento em que o Brasil busca consolidar sua liderança global e exigir respeito mútuo nas relações internacionais. Ao defender a reciprocidade, Alckmin e Lula desmascaram a tentativa de setores da extrema-direita de transformar os EUA em um bunker para foragidos da justiça brasileira. O governo agora aguarda esclarecimentos oficiais sobre a "caça às bruxas" alegada pela Casa Branca, mas a mensagem é nítida: a soberania do Brasil e o trabalho da Polícia Federal contra o crime organizado e o golpismo são inegociáveis, e qualquer tentativa de intimidação será respondida com o peso da lei e da dignidade diplomática.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians