Operador do PCC usou Palácio dos Bandeirantes para posar helicóptero e ir a jogo de futebol

Portal Plantão Brasil
28/4/2026 08:28

Operador do PCC usou Palácio dos Bandeirantes para posar helicóptero e ir a jogo de futebol

0 0 0 0

625 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Uma revelação escandalosa da Operação Contaminatio, deflagrada pela Polícia Civil, mostra o nível de infiltração do crime organizado no coração do poder público de São Paulo. João Gabriel de Mello Yamawaki, apontado como operador financeiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), utilizou o heliponto do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, para facilitar seu deslocamento rumo ao estádio do Morumbi. O episódio, ocorrido em março de 2022 durante a gestão de João Doria, evidencia como o crime transita livremente por estruturas que deveriam combatê-lo.

O suspeito, que foi preso no início de 2026, é investigado por integrar o núcleo político e financeiro da facção e por envolvimento no tráfico internacional de meia tonelada de cocaína. De acordo com o relatório policial, a autorização para o pouso foi conseguida em tempo recorde, cerca de seis horas, após Yamawaki acionar seus contatos políticos. Para os investigadores, o caso é um sinal "surpreendente" do alcance da facção sobre as instituições estatais, colocando em risco a própria segurança pública.

A intermediação para o uso do heliponto oficial teria sido feita pelo ex-vereador Thiago Rocha de Paula, de Santo André, que teria acionado um assessor na Secretaria de Desenvolvimento Regional. Para enganar as autoridades e justificar a manobra, o grupo apresentou a falsa informação de que a aeronave transportava uma "delegação japonesa". Na realidade, o único objetivo era levar o operador do PCC para assistir a um clássico entre São Paulo e Palmeiras no Morumbis sem enfrentar o trânsito da capital.

Enquanto a direita e seus herdeiros políticos tentam posar de paladinos da segurança, os fatos mostram uma realidade de omissão e portas abertas para o crime organizado. João Doria, questionado sobre o ocorrido, lavou as mãos e alegou que o controle do heliponto é responsabilidade da Casa Militar, e não do governador. No entanto, é inaceitável que a sede do governo paulista tenha sido utilizada como "Uber de luxo" para um indivíduo suspeito de movimentar R$ 8 bilhões em um banco digital clandestino e financiar o tráfico de drogas.

A Operação Contaminatio também revelou que Yamawaki é o fundador do 4TBANK, uma instituição financeira irregular usada para lavar dinheiro do tráfico e financiar campanhas políticas de aliados da extrema direita e do centrão. O Banco Central confirmou que a empresa não possuía autorização para operar. Ao todo, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 513 milhões de alvos ligados à facção, demonstrando que o poder econômico do crime organizado busca, sistematicamente, comprar influência em cargos estratégicos da administração pública.

Este caso não é um fato isolado, mas parte de um projeto de poder que utiliza o Estado como ferramenta para interesses escusos. A facilidade com que o crime organizado acessou o Palácio dos Bandeirantes serve como um alerta urgente sobre quem realmente governa quando as instituições são fragilizadas por gestões comprometidas com o mercado em vez do povo. A sociedade brasileira exige que as investigações cheguem aos mandantes e aos agentes públicos que, por ação ou omissão, permitiram que o principal símbolo do Estado de São Paulo fosse servil à maior facção criminosa do país.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians