RECIPROCIDADE OU NADA Lula cobra Trump por brasileiros foragidos em Miami

Portal Plantão Brasil
12/5/2026 14:21

RECIPROCIDADE OU NADA Lula cobra Trump por brasileiros foragidos em Miami

0 0 0 0

138 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Lula lançou, nesta terça-feira (12), o programa "Brasil Contra o Crime Organizado" com um recado direto e incisivo ao governo de Donald Trump: a colaboração internacional contra o crime só será efetiva se houver reciprocidade na entrega de brasileiros foragidos. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, Lula revelou ter dito ao presidente norte-americano que, se os EUA querem realmente combater o crime internacional, devem começar "entregando uns nossos que estão em Miami". A fala ocorre em um momento sensível, com diversos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro — como o ex-deputado Alexandre Ramagem — utilizando o território estadunidense como refúgio após o envolvimento em tramas golpistas e investigações federais.

Lula enfatizou que o crime organizado não é um fenômeno restrito às periferias ou favelas, mas que se infiltra em mansões, setores empresariais e instituições políticas. Ao elevar o tom contra a "hospitalidade" de Miami para foragidos da Justiça brasileira, o presidente reafirmou a soberania jurídica do Brasil e a necessidade de que tratados de extradição sejam cumpridos sem viés ideológico. Para o governo, não faz sentido falar em inteligência integrada se os Estados Unidos permitem que figuras sob investigação administrativa ou judicial circulem livremente na Flórida após atentarem contra o Estado Democrático de Direito.

O novo plano de segurança, que prevê investimentos de R$ 11,1 bilhões, foca na asfixia financeira das facções e na modernização do sistema prisional, mas Lula deixou claro que a peça que falta no tabuleiro é a cooperação do Judiciário e da diplomacia. Ao cobrar Trump publicamente, o presidente brasileiro sinaliza que a "parceria" vendida pela Casa Branca será testada na prática: ou os EUA colaboram com a entrega de quem deve à justiça brasileira, ou o discurso de combate ao crime internacional não passará de retórica. Com o apoio de governadores e lideranças do Congresso, o governo Lula consolida uma estratégia que une o braço forte da lei internamente com uma diplomacia ativa e altiva no cenário global.

Com informações do Brasil247


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians