560 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Um incêndio de grandes proporções destruiu neste sábado (16) o tradicional Hotel Huemul, localizado às margens do lago Nahuel Huapi, em Bariloche, na Argentina. O prédio histórico, considerado um dos mais antigos da cidade turística da Patagônia argentina, sofreu danos severos após as chamas consumirem grande parte da estrutura. Fundado em 1938, o Hotel Huemul possuía 98 quartos e era reconhecido por sua importância histórica e arquitetônica em Bariloche. A construção de madeira favoreceu a rápida propagação das chamas, dificultando o trabalho das equipes de emergência mobilizadas no local. Segundo os primeiros levantamentos, o incêndio teria começado após uma queima de folhas secas sair do controle, embora a causa oficial ainda esteja sendo investigada pelas autoridades argentinas.
De acordo com as autoridades locais, o telhado e o andar superior do edifício foram completamente destruídos, e partes da estrutura também desabaram durante o incêndio, agravando os danos e reduzindo as chances de recuperação do imóvel. As autoridades classificaram os prejuízos como graves e praticamente irreversíveis. Imagens registradas por veículos locais mostram o avanço intenso das chamas e uma grande coluna de fumaça sobre a região às margens do lago Nahuel Huapi. Durante a operação de combate, uma mulher e dois bombeiros precisaram de atendimento médico após inalarem monóxido de carbono, mas foram estabilizados e não correm risco de morte.
Mais de 20 equipes participaram da operação de combate ao incêndio, entre bombeiros e brigadistas florestais, que trabalharam por várias horas até conseguir controlar as chamas. Apesar da destruição significativa do hotel um dos símbolos históricos de Bariloche que atraía visitantes pela localização privilegiada e pela tradição na região da Patagônia argentina as autoridades informaram que o fogo foi contido antes que atingisse outras construções próximas. O caso segue sob investigação para determinar oficialmente as causas do incêndio, que deixou em luto a memória arquitetônica e cultural da cidade.
Com informações da Sputnik Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.