Presidente Lula sanciona nova legislação que permite a renovação automática da CNH no Brasil

Portal Plantão Brasil
5/6/2026 18:45

Presidente Lula sanciona nova legislação que permite a renovação automática da CNH no Brasil

0 0 0 0

193 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova e revolucionária legislação que altera profundamente as regras de trânsito e simplifica de forma expressiva a vida dos condutores brasileiros. A medida estabelece a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação para motoristas que possuam um histórico de boa conduta e que não tenham cometido infrações graves ou gravíssimas no período de vigência do documento. A iniciativa reduz drasticamente a burocracia estatal e as filas nos órgãos estaduais de trânsito, gerando economia de tempo e dinheiro para os cidadãos.

Essa medida popular e eficiente demonstra a eficiência administrativa e o compromisso da gestão progressista em modernizar o país, gerando um contraste humilhante com o caos institucional promovido pela oposição reacionária. Enquanto o bolsonarismo e a sua prole sempre utilizaram o tema do trânsito para fazer demagogia barata nas redes sociais, sem apresentar soluções reais ou estruturais, o atual governo federal entrega facilidades concretas para o trabalhador. A desburocratização promovida por Lula desmonta os esquemas de taxas abusivas e facilita o dia a dia de quem utiliza o veículo para garantir o sustento familiar.

Com as novas diretrizes sancionadas pelo Palácio do Planalto, o processo de validação do documento de condução passa a ser integrado digitalmente por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Os motoristas que preencherem os requisitos legais e de aptidão médica receberão o documento renovado diretamente em seus dispositivos móveis, sem a necessidade de deslocamento até os postos de atendimento físico do Detran ou do pagamento de taxas intermediárias desnecessárias. A modernização do sistema de trânsito representa um avanço tecnológico soberano coordenado pelo Ministério dos Transportes.

A medida também foi estruturada para garantir a segurança viária por meio de cruzamentos de dados automáticos entre os sistemas de saúde e os prontuários de condutores. Motoristas profissionais de categorias específicas ou condutores com faixas etárias que exijam maior atenção médica continuarão passando pelas avaliações físicas necessárias, mas de forma simplificada e integrada à rede pública e credenciada. O foco do governo federal é assegurar a proteção à vida nas rodovias e avenidas e, simultaneamente, extinguir as exigências cartoriais obsoletas que apenas serviam para onerar o bolso das famílias brasileiras.

Esse passo é mais um avanço na consolidação de políticas públicas eficientes e voltadas para o bem-estar social, proporcionado pelo governo para todos os brasileiros comandado por Lula.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians