228 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de consolidar mais um avanço gigantesco para fortalecer a produção nacional, a logística e a geração de empregos no país. Durante a abertura da feira Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou a liberação de um montante histórico de 35 bilhões de reais em créditos destinados à modernização do campo e do transporte rodoviário. As novas linhas de financiamento, batizadas de Move Agrícola e Move Caminhões, enterram o cenário de asfixia econômica herdado de gestões passadas, injetando recursos pesados na economia real e no desenvolvimento soberano do Nordeste e de todo o Brasil.
O grande destaque do pacotaço do governo federal é o Move Agrícola, que vai destinar 14 bilhões de reais para o financiamento facilitado de tratores, colheitadeiras, plantadeiras e outros equipamentos essenciais para o trabalhador do campo. Demonstrando o esforço direto da atual gestão para democratizar o acesso à tecnologia e baratear a produção, as operações contarão com um ano inteiro de carência, prazo de até cinco anos para quitação e juros fixados na casa de um dígito, girando em torno de apenas 9% ao ano. Essa medida ataca de frente a barreira dos juros altos, garantindo que o setor produtivo e as cooperativas ampliem sua capacidade com estabilidade e dignidade.
Além do incentivo direto à mecanização agrícola, o governo federal desferiu um golpe certeiro na defasagem logística ao estruturar o programa Move Caminhões. Serão direcionados mais 21,1 bilhões de reais em crédito para a renovação em massa da frota de veículos pesados que cruzam o país. Desse valor colossal, dois bilhões de reais serão aplicados exclusivamente na compra de novos caminhões, enquanto 19,1 bilhões serão voltados para a aquisição de implementos rodoviários. A iniciativa não apenas moderniza o transporte de cargas, mas reduz custos de frete, eleva a segurança nas estradas e estimula a sustentabilidade por meio de motores mais eficientes e menos poluentes.
A derrocada dos juros abusivos praticados anteriormente também foi celebrada como uma vitória política e econômica da atual gestão. Alckmin destacou que a redução das taxas de juros do Finame, principal linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), desabou para a faixa de 12% ao ano, representando uma queda histórica de aproximadamente dez pontos percentuais. Essa guinada consolida o sucesso absoluto das políticas de crédito do governo Lula, devolvendo ao BNDES o seu verdadeiro papel de motor do desenvolvimento social e industrial do país, recolocando os caminhoneiros e os produtores no centro das prioridades nacionais.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.