Irã abandona negociações na Suíça após novas ameaças de Trump e peita a arrogância imperialista de Washington

Portal Plantão Brasil
21/6/2026 21:10

Irã abandona negociações na Suíça após novas ameaças de Trump e peita a arrogância imperialista de Washington

0 0 0 0

434 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A arrogância e a truculência do imperialismo norte-americano colidiram frontalmente com a altivez da diplomacia persa, mergulhando a geopolítica internacional em um cenário de incerteza absoluta. A delegação oficial do Irã abandonou intempestivamente a mesa de negociações de alto nível que ocorria em Bürgenstock, na Suíça, em um contundente sinal de protesto contra as novas e agressivas ameaças disparadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Imagens veiculadas pela mídia estatal iraniana capturaram o momento exato em que os representantes de Teerã se retiraram do encontro, desmascarando a incapacidade de Washington de manter um diálogo civilizado e respeitoso perante a comunidade internacional.

A decisão de suspender as conversações foi uma resposta direta à flagrante violação dos termos do Memorando de Entendimento assinado pelas duas potências em 18 de junho. O documento proibia expressamente o uso de ameaças econômicas ou militares como ferramenta de chantagem durante o processo diplomático. No entanto, em total desprezo aos mediadores internacionais do Catar e do Paquistão, Trump usou sua rede social Truth Social para elevar o tom belicista, disparando que "não haverá cobrança de nenhum pedágio no Estreito de Ormuz, a menos que seja imposto pelos EUA". O Irã, que havia fechado legitimamente a passagem marítima essencial para o petróleo global em retaliação aos covardes bombardeios de Israel no Líbano, reagiu de forma soberana e recusou-se a aceitar as diretrizes ditadas pela Casa Branca.

A retirada estratégica das autoridades iranianas ocorre justamente no momento em que o vice-presidente norte-americano, JD Vance, desembarcava em solo suíço na tentativa de remendar o impasse e forçar um acordo sob a ótica da subordinação. Ao peitar os desmandos de Washington, o governo iraniano deixou claro que a paz no Oriente Médio e a estabilidade do mercado energético global só serão alcançadas se houver respeito mútuco, enterrando qualquer possibilidade de submissão aos caprichos de um governo americano que insiste em flertar com o caos econômico e militar mundial para impor sua hegemonia.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians