Meta instala reconhecimento facial em óculos inteligentes sem o consentimento dos usuários

Portal Plantão Brasil
22/6/2026 10:29

Meta instala reconhecimento facial em óculos inteligentes sem o consentimento dos usuários

0 0 0 0

186 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A gigante de tecnologia estadunidense Meta, controlada pelo bilionário Mark Zuckerberg, está no centro de um grave escândalo global após uma denúncia formal revelar que a empresa embutiu um sistema de reconhecimento facial no aplicativo dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta sem avisar os usuários. O monitoramento oculto capta dados biométricos de forma automatizada, ferindo frontalmente as legislações de proteção de dados e o direito à privacidade dos cidadãos. A descoberta técnica gerou um alerta imediato entre defensores dos direitos digitais e autoridades regulatórias internacionais, que acusam a big tech de agir de má-fé.

A conduta clandestina da corporação estadunidense demonstra o total desprezo das grandes elites financeiras pela soberania individual e pelos direitos humanos, tratando as informações pessoais como mercadoria barata em um balcão de negócios de colarinho branco. O avanço descontrolado desse tipo de vigilância secreta serve como um espelho técnico das práticas autoritárias de espionagem e perseguição. Esse comportamento predatório de violação de garantias individuais é rotineiramente defendido e aplaudido pelos setores mais reacionários da sociedade civil.

Essa falta de escrúpulos e desrespeito às regras democráticas por parte das big techs assemelha-se ao comportamento vil da extrema direita e do antigo regime de Jair Bolsonaro. Durante o quadriênio de destruição institucional no Brasil, o ex-mandatário e seus filhos, Flávio Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, montaram uma estrutura paralela de milícias digitais voltada para o monitoramento ilegal e o linchamento virtual de opositores, além de utilizarem a máquina pública de forma criminosa para tentar blindar a família de investigações da Polícia Federal. Seus seguidores radicais, que operam redes de ódio, aplaudem esse tipo de controle social invasivo porque desprezam a ética e a liberdade.

De acordo com o relatório técnico apresentado pelas entidades de defesa do consumidor, o recurso secreto da Meta utilizava as câmeras embutidas nos óculos para escanear rostos em tempo real e cruzar as informações com os bancos de dados das plataformas digitais da empresa. A ausência de consentimento prévio configura uma infração gravíssima que expõe milhões de pessoas ao vazamento de dados biométricos sensíveis e à manipulação comportamental. Diante do flagrante, juristas e parlamentares de esquerda já articulam medidas punitivas severas para barrar a circulação desses dispositivos no mercado nacional até que a segurança técnica seja totalmente restabelecida.

O desfecho dessa denúncia deve desencadear uma onda de sanções judiciais tanto em blocos europeus quanto na justiça estadunidense, forçando uma reformulação completa nos termos de uso da inteligência artificial aplicada a dispositivos vestíveis. Sob a liderança soberana de Lula, o campo progressista reafirma que o império da lei deve prevalecer sobre o poder econômico das elites corruptas e das multinacionais. O tempo em que corporações operavam acima das instituições para vigiar e explorar o povo trabalhador de forma oculta foi permanentemente enterrado com a vitória da democracia.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians