Fernando Haddad define ex-governador Márcio França como candidato a vice em São Paulo

Portal Plantão Brasil
25/6/2026 14:21

Fernando Haddad define ex-governador Márcio França como candidato a vice em São Paulo

0 0 0 0

412 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou oficialmente o ex-governador Márcio França, do PSB, como o nome para ocupar a vaga de vice em sua chapa majoritária rumo ao Palácio dos Bandeirantes. A importante definição ocorre um dia após uma reunião decisiva em Brasília, onde Haddad esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin para alinhar os rumos da mobilização popular no estado. O anúncio consolida a união das forças progressistas e democráticas para libertar São Paulo da ameaça representada pelos retrocessos da extrema direita.

O encontro estratégico que selou o destino da chapa ocorreu momentos antes de a cúpula acompanhar a partida da Seleção Brasileira. Na oportunidade, Haddad recebeu total autonomia do presidente Lula e de Geraldo Alckmin para liderar as negociações locais e formalizar a escolha do seu companheiro de chapa.

Durante o processo de diálogo, outros grandes quadros da política nacional que integram a base de apoio ao governo federal demonstraram total desprendimento e espírito público. Lideranças expressivas como a ministra Marina Silva e Simone Tebet haviam colocado seus nomes à disposição para fortalecer o palanque progressista no principal colégio eleitoral do país. Com a definição de Márcio França na posição de vice-governador, ficou pactuado que Simone Tebet e Marina Silva concentrarão suas forças na disputa pelas vagas ao Senado Federal, criando uma frente ampla e imbatível.

Márcio França possui uma sólida trajetória na vida pública e administrativa de São Paulo. Advogado com longa vivência nas lutas populares, ele iniciou sua carreira política na Baixada Santista, onde governou o município de São Vicente por dois mandatos antes de alcançar uma cadeira de deputado federal. Em 2014, compôs a chapa vitoriosa ao lado de Geraldo Alckmin como vice-governador e assumiu o comando do Executivo paulista em 2018, quando o titular se afastou para concorrer ao cargo de presidente da República.

No cenário nacional, França desempenhou um papel relevante na reconstrução promovida pelo governo do presidente Lula, tendo comandado inicialmente o Ministério de Portos e Aeroportos. Posteriormente, assumiu a liderança do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, pasta estratégica para fomentar a economia popular e gerar renda para os trabalhadores brasileiros. Em conformidade com os prazos da Justiça Eleitoral, ele se desimpediu das funções de ministro em abril para se dedicar integralmente à campanha eleitoral.

A estruturação dessa frente progressista liderada por Fernando Haddad e Márcio França representa a principal barreira contra o avanço das políticas predatórias e o discurso de ódio promovido pela oposição bolsonarista. O alinhamento programático entre o governo estadual e as diretrizes do governo federal é visto como o motor essencial para devolver o protagonismo econômico e social ao povo de São Paulo. O bloco agora avança unido para apresentar uma plataforma de desenvolvimento sustentável, justiça social e firme defesa da ordem democrática brasileira.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians