Fundo de fachada nos EUA que financiou filme sobre Bolsonaro foi criado para golpe imobiliário

Portal Plantão Brasil
2/7/2026 17:40

Fundo de fachada nos EUA que financiou filme sobre Bolsonaro foi criado para golpe imobiliário

0 0 0 0

570 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Uma investigação contundente do Intercept Brasil revelou que o Havengate Development Fund LP, fundo estrangeiro utilizado para lavar e escoar ao menos 10,6 milhões de dólares para a produção do filme laudatório “Dark Horse”, sobre Jair Bolsonaro, é uma estrutura de fachada. O mecanismo foi originalmente criado para captar investidores estrangeiros sob a falsa promessa de um projeto imobiliário de luxo no Texas que nunca existiu. A Polícia Federal agora investiga o rastro financeiro que interliga o senador Flávio Bolsonaro e empresas controladas pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, a essa engrenagem internacional oculta.

O suposto projeto imobiliário milionário, batizado de Havengate Community, prometia construir um megacomplexo residencial e comercial na cidade estadunidense de Melissa, no Texas, orçado em 21,1 milhões de dólares. A publicidade enganosa, lançada em 2020 pela Calixsan Capital Management LLC, vendia lotes conectados à tecnologia 5G e utilizava de forma fraudulenta o programa de vistos EB-5 do governo estadunidense, atraindo brasileiros ricos com a promessa espúria da obtenção do green card em troca de aportes mínimos que chegavam a 1,8 milhão de dólares por investidor.

A farsa imobiliária desmoronou após checagens minuciosas nos registros estaduais do Texas e auditorias no próprio local, que confirmaram que o condomínio é pura ficção. Não há terrenos, alvarás ou licenças municipais em nome do fundo ou de seus operadores, Paulo Calixto e Altieris Santana. Os jornalistas constataram pessoalmente que o lote indicado no prospecto publicitário continua sendo um matagal abandonado e intocado, enquanto as empresas responsáveis deram um sumiço regulatório coordenado, cancelando suas licenças de atuação na Flórida e no Texas no momento exato em que deveriam entregar as primeiras obras aos investidores lesados.

Apesar de paralisado e sem apresentar qualquer balanço financeiro às autoridades monetárias estadunidenses por quatro anos, o fundo fantasma foi mantido ativo de forma cirúrgica para servir como duto de dinheiro da extrema direita. Em 14 de fevereiro de 2025, a conta bancária dessa estrutura fantasma voltou a registrar transações internacionais pesadas, recebendo um aporte inicial de 2 milhões de dólares da Entre Investimentos e Participações, firma do banqueiro Daniel Vorcaro. O pagamento carimbou a primeira parcela de uma negociata direta entre o banqueiro e Flávio Bolsonaro para financiar a hagiografia cinematográfica do ex-presidente.

Os operadores por trás da engrenagem oculta mantêm conexões íntimas com o clã extremista, evidenciando o caráter político e corporativo da fraude financeira. A gestora Calixsan Capital Management LLC é controlada pelo corretor Altieris Santana e pelo advogado de imigração Paulo Calixto, que atua diretamente na defesa dos interesses de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. O escritório de advocacia de Paulo Calixto continua registrado como o representante legal do fundo de fachada, e tanto os operadores da conta quanto a assessoria de Daniel Vorcaro fugiram dos questionamentos da reportagem, recusando-se a prestar qualquer esclarecimento público.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians