A briga interna pelo espólio da extrema direita ganhou mais um capítulo ridículo. O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD), elevou o tom contra Eduardo Bolsonaro ao compará-lo publicamente ao Pateta, clássico personagem da Disney famoso por suas trapalhadas. A provocação aprofundou a divisão entre os antigos aliados e colocou Caiado diretamente no alvo do clã, que historicamente carimba como "traidor" qualquer figura do meio conservador que ouse desafiar ou criticar as decisões da família.
A piada começou quando o político goiano publicou uma enquete nas redes sociais perguntando aos seguidores qual personagem atrapalhado que vive nos Estados Unidos e vive fazendo besteira ao falar: Mickey, Pateta ou Pato Donald. Para não deixar nenhuma dúvida de quem era o alvo do deboche, o pré-candidato complementou a publicação enfatizando que, diferente do personagem da Disney, que é inofensivo e bem-intencionado, o "Pateta da política brasileira" tropeça no exterior e pode causar prejuízos severos à indústria, às exportações e aos empregos dos brasileiros.
Quem é o personagem que vive nos Estados Unidos, é todo atrapalhado e sempre que abre a boca faz alguma besteira?
O ataque direto ocorreu como reação à notícia de que Eduardo Bolsonaro obteve um green card do governo de Donald Trump enquanto se mantém fora do Brasil desde 2025. Criticando a postura do ex-deputado, Caiado afirmou que quem realmente precisa de facilidades no mercado estadunidense são os produtores nacionais, e não políticos em busca de privilégios pessoais. Ao defender a importância de fortalecer o agronegócio e a geração de empregos no país, o governador concluiu com uma alfinetada, declarando que gerir o país exige "autoridade moral" e não se resume a turismo no exterior.
A diferença é que o Pateta da Disney é atrapalhado, mas bem-intencionado e inofensivo. Já o da política brasileira tropeça nos Estados Unidos, e a queda pode custar caro ao Brasil, atingindo a indústria, as exportações e os empregos! pic.twitter.com/RpKapwwye2
A reposta de Eduardo Bolsonaro veio no tom agressivo característico da família, acusando o governador de abandonar os golpistas condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Para tentar desqualificar o adversário perante a base radical, o filho do ex-presidente resgatou fotografias de Caiado ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Flávio Dino — que receberam o título de cidadãos goianos —, questionando de forma debochada se a presença nos eventos da Corte seria o preço pago para transitar na elite de Brasília.
A troca de acusações provocou uma forte reação de seguidores do clã nas redes sociais, que passaram a bombardear o perfil do governador com ataques e insultos. O episódio expõe não apenas o racha definitivo entre os nomes que tentam liderar a oposição ao governo Lula, mas também a incapacidade da extrema direita de debater projetos sérios para o Brasil, preferindo lavar roupa suja em público com ofensas infantis, troca de acusações e disputas de ego enquanto o país busca estabilidade e desenvolvimento.
Bolsonaristas se agitaram para responder:
Com informações do Brasil 247/X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.