Governo monitora vinda de Milei para convenção de Flávio Bolsonaro e avisa que não tolerará ataques às instituições

Portal Plantão Brasil
24/7/2026 18:47

Governo monitora vinda de Milei para convenção de Flávio Bolsonaro e avisa que não tolerará ataques às instituições

0 0 0 0

855 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Palácio do Planalto colocou sob estrito monitoramento a nova viagem extraoficial do presidente da Argentina, Javier Milei, ao território brasileiro. A embaixada do país vizinho confirmou formalmente que o líder ultraliberal desembarcará em São Paulo para participar da convenção do Partido Liberal (PL), evento que oficializará a candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República. A postura inicial adotada pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de serenidade e frieza institucional, buscando evitar a criação de um palanque diplomático artificial para a oposição extremista, desde que o mandatário estrangeiro respeite a soberania nacional.

Apesar da disposição em manter a compostura diplomática e tratar o evento como um ato político isolado — já que Milei deve ser a única figura da extrema-direita internacional presente —, o governo brasileiro estabeleceu limites muito claros para a permanência do visitante. Interlocutores palacianos advertem que, caso o argentino repita a retórica agressiva de outrora e profira ataques diretos às instituições, ao sistema eleitoral ou à integridade das urnas eletrônicas, o Ministério das Relações Exteriores e a Presidência reagirão com máxima firmeza para defender a dignidade da República.

Nos bastidores do governo federal, o comportamento errático de Javier Milei é interpretado com ironia e pragmatismo. Auxiliares diretos de Lula avaliam que o líder argentino encontra-se em uma espécie de desespero ou "afogamento político" em seu próprio país e que tenta exportar crises e ofensas para arrastar parceiros comerciais de peso ao mesmo cenário de instabilidade. Existe, inclusive, uma forte dúvida entre os estrategistas se a intromissão escancarada de uma autoridade estrangeira no processo eleitoral brasileiro trará dividendos reais ou se acabará prejudicando a própria imagem da chapa de Flávio Bolsonaro perante o eleitorado moderado.

Sem qualquer pedido formal de agenda bilateral com o governo brasileiro, o Planalto pretende aplicar a Milei a mesma tática de indiferença calculada utilizada diante das recentes pressões alfandegárias norte-americanas. A leitura é de que a robusta democracia do Brasil tem musculatura suficiente para absorver discursos provocativos sem se desestabilizar. O foco das autoridades nacionais permanece na condução da estabilidade econômica interna e nas alianças estratégicas multilaterais, deixando o palanque oposicionista restrito a um espetáculo midiático de contornos puramente ideológicos.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians