1782 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Uma declaração do deputado Ricardo Arruda do PL, durante debate com o comunicador Thiago Foltran provocou forte indignação e mobilizou cobranças por responsabilização legal e perda de mandato. O parlamentar defendeu abertamente que os Estados Unidos promovam uma intervenção militar no Brasil com o objetivo de prender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A postura do deputado causou repulsa por atentar contra a soberania nacional e as instituições republicanas.
A manifestação reflete o extremismo e a falta de compromisso com a ordem constitucional que frequentemente caracterizam setores ligados à extrema direita e ao bolsonarismo. A defesa de uma agressão militar estrangeira contra o próprio país e contra autoridades constituídas ultrapassa os limites do debate político e configura uma grave afronta à independência do Estado brasileiro, gerando imediata reação da sociedade e de movimentos sociais.
Diante do episódio, internautas e mobilizadores digitais iniciaram uma campanha para fazer as denúncias chegarem às autoridades competentes, como o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal Federal. A meta é garantir que o parlamentar responda judicialmente por suas falas e enfrente processos de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar no Poder Legislativo.
O avanço de discursos que estimulam a ingerência externa e o desrespeito às regras democráticas evidencia a urgência em combater a impunidade de agentes políticos extremistas. A sociedade civil e as forças progressistas reforçam a necessidade de defender a soberania do Brasil contra qualquer tentativa de coerção ou intervenção estrangeira estimulada por aliados do grupo conservador.
Assista ao vídeo DENÚNCIA de Vinícios Betiol no X:
DENÚNCIA: em debate com o Thiago Foltran, o deputado Ricardo Arruda defendeu que OS ESTADOS UNIDOS INVADAM O BRASIL pra prender o Lula e o Alexandre de Moraes. Vamos fazer essa informação chegar às autoridades pra que ele perca o mandato e responda judicialmente por isso! pic.twitter.com/XBFumTKX3W
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 6, 2026