TSE cria conselho especial contra desinformação e uso indevido de IA nas eleições de 2026

Portal Plantão Brasil
7/8/2026 19:09

TSE cria conselho especial contra desinformação e uso indevido de IA nas eleições de 2026

0 0 0 0

150 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou a criação de um órgão focado em proteger o ambiente digital durante o processo eleitoral. O Conselho Consultivo sobre Integridade Informacional atuará no assessoramento direto ao presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, com o objetivo de conter a circulação de notícias falsas e o uso indevido de ferramentas de inteligência artificial na disputa.

O colegiado será composto por especialistas de setores estratégicos, como segurança pública, comunicação social, tecnologia e combate ao crime organizado. A Justiça Eleitoral ficará responsável por definir os nomes que integrarão o grupo, cujas atividades serão prestadas de forma colaborativa e sem remuneração dos cofres públicos.

Entre as frentes de trabalho prioritárias do conselho está o monitoramento contínuo sobre o impacto de conteúdos manipulados por inteligência artificial no debate político. A atuação da equipe técnica pretende identificar ameaças informacionais não apenas durante o período de propaganda, mas também no cotidiano das plataformas digitais.

O novo órgão também terá a prerrogativa de sugerir convênios do tribunal com instituições de ensino superior, empresas de tecnologia e organizações da sociedade civil. A intenção é unir esforços institucionais para expandir projetos de educação digital e fortalecer redes de checagem contra a desinformação.

A estruturação do conselho ocorre em momento estratégico que antecede a intensificação da movimentação eleitoral no país. Ao incluir o uso de inteligência artificial e a integridade da informação no centro de suas atenções, a cúpula do Poder Judiciário busca garantir a lisura da disputa e coibir abusos praticados no ambiente virtual.

Os trabalhos do grupo preveem a realização de reuniões mensais com a presidência do tribunal. A iniciativa consolida a vigilância da Justiça Eleitoral sobre os meios digitais e busca assegurar que o eleitorado tenha acesso a informações confiáveis no processo democrático. Para consultar diretrizes, atos e serviços da Justiça Eleitoral, acesse o portal do Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians