Alckmin: "Neste momento Não haverá racionamento"

Portal Plantão Brasil
9/2/2014 17:33

Alckmin: "Neste momento Não haverá racionamento"

0 0 0 0

997 visitas - Fonte: Brasil 247

Governador de São Paulo afirma que não irá faltar água em São Paulo, mas o "neste momento" da frase preocupa; sistema Cantareira, que abastece São Paulo, opera em nível crítico, com 20% da capacidade; Alckmin diz ainda que o momento é de "campanhas educativas" e afirma que, se todos colaborarem, não faltará água na maior metrópole do País; corte no fornecimento poderia trazer sérios prejuízos eleitorais ao governador que, em 2014, tenta a reeleição



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), descartou, neste domingo (9), a possibilidade de um racionamento de água no Estado. Durante uma visita a Taubaté, na região do Vale do Paraíba, o governador assegurou que "neste momento não haverá racionamento", apostando na eficácia de campanhas educativas de combate ao desperdício e na chegada das chuvas, que segundo as previsões devem acontecer dentro de 15 dias. O temor de um racionamento é justificado. Neste final de semana o volume do Sistema Cantareira chegou a menos de 20% e a capacidade dos reservatórios responsáveis por cerca de 50% do abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo chegou a 19,8% na manhã deste domingo.



De acordo com Alckimin, medidas simples podem ajudar a contornar a situação, dentre elas uma maior rapidez nos banhos e o ato de fechar as torneiras no momento de escovar os dentes. "Todos colaborando não vai faltar água", disse. Apesar do otimismo do governador, a situação é considerada preocupante. Nas cabeceiras que abastecem o Sistema Cantareira, as chuvas chegaram a apenas 1,3 mm. Em 2013, neste mesmo período, as precipitações acumuladas em fevereiro eram de 85,8 mm e o volume armazenado era de 53,6%. Neste exercício, choveu somente 87,8 mm, quando a média histórica é de 259,9 mm.



Na Grande São Paulo, cidades como Guarulhos, Diadema, Sorocaba e São Caetano já estão racionando a água fornecida á população. Na capital, embora o racionamento ainda não tenha sido adotado, foi implantada uma campanha que prevê descontos de 20% para quem reduzir o consumo.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians