A alegria é do povo e ela vai driblar o ódio da direita

Portal Plantão Brasil
12/6/2014 13:16

A alegria é do povo e ela vai driblar o ódio da direita

0 0 0 0

894 visitas - Fonte: Tijolaço

Cadê o caos?

Cadê o fracasso, a incompetência, a incapacidade brasileira de fazer o maior evento esportivo do mundo, ao lado das Olimpíadas?

Pergunte, pergunte isso a todos.

Algumas pessoas reagirão com espanto.

“É, falaram tanto que ia ser um desastre”.

Outras, empedernidas, vão gaguejar “é, mas”, “ah, mas” e outras rabugices do gênero.

Tentaram de tudo para tirar do povo brasileiro uma grande alegria.

Cobraram hospitais, escolas, tudo o que jamais lhe deram, nas décadas e séculos em que, quase ininterruptamente, estiveram no poder.

Tudo era mal-feito, atrasado, desajeitado.

O Brasil era uma vergonha.

E, não obstante, o Brasil hoje é uma festa.

Com direito a brincadeira, protesto, risada, unhas roídas, vaia, aplauso, tudo o que a diversidade humana tem guardado e se solta nas horas de festa.

Que é, na frase genial de Leonardo Boff, o tempo forte da vida, onde os homens dizem sim a todas as coisas.

Em que nos aceitamos, nos irmanamos, nos soltamos para sermos todos os defeitos e qualidade que trazemos em nós.

A direita, meus irmãos, é um bicho gordo e triste.

Sua alegria é só a dos camarotes, de seu mundinho privado e privilegiado.

A alegria do povo, como a encarnou Mané Garrincha, é desarrumada, tem as pernas tortas, toma umas e outras e mais outras ainda e muitas vezes não sabe arrumar direitinho as palavras.

Mas é genial, indomável, transbordante e linda, como a destas crianças cariocas que o fotógrafo Yasuyoshi Chiba, da France Press, teve a delicadeza de captar.

Só quem não ama as pessoas pode olhar para elas sem se emocionar.

Tivemos de suportar meses e meses de tristeza e do coro dominante da tristeza.

Mas agora a alegria vai inundar tudo isso.

E o povo brasileiro estará feliz, feliz como queremos que viva todos os dias, todos os anos, todos os séculos.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians