Delcídio é um dos mais influentes do Congresso

Portal Plantão Brasil
28/7/2014 12:37

Delcídio é um dos mais influentes do Congresso

0 0 0 0

672 visitas - Fonte: Brasil 247

Pelo décimo ano consecutivo, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) está na lista dos "Cabeças do Congresso Nacional", relação publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-DIAP com o nome dos cem deputados federais e senadores mais influentes do parlamento brasileiro; o petista é citado pelo DIAP por sua capacidade de articulação





Pelo décimo ano consecutivo, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) está na lista dos "Cabeças do Congresso Nacional", relação publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-DIAP com o nome dos cem deputados federais e senadores mais influentes do parlamento brasileiro. A lista foi divulgada neste domingo, 27 de julho, em Brasília. Nela, Delcídio é citado pelo DIAP por sua capacidade de articulação.



"É uma honra muito grande para mim e uma demonstração que o DIAP avalia como positivo o esforço que desenvolvo em favor do meu estado e do Brasil. Sou senador há 11 anos e nos últimos 10 entrei em todas as listas divulgadas pela instituição, uma das mais respeitadas do país. Acumulei experiência nos anos em que atuei como executivo de grandes empresas e fico feliz ao ver que meu trabalho como parlamentar também é reconhecido por uma entidade isenta e com credibilidade ", comemorou Delcídio, que disputa o governo do estado pela coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos.



O DIAP é constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores, congregando centrais, confederações, federações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados do País. Os "Cabeças do Congresso Nacional são, na definição do Departamento, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de várias habilidades, entre elas a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.



É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. Para o DIAP, são "cabeças" os chamados operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.



Delcídio está em seu segundo mandato como senador. Desde que tomou posse em 2003 ele tem ocupado posições de destaque no Congresso Nacional. Foi vice-líder do governo no Senado, líder do bancada do PT, presidente da CPI dos Correios , relator do Orçamento Geral da União de 2009, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, entre outros cargos.



Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso em 2014, 63 são deputados e 37 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são da base de sustentação do Governo – PT, PMDB, PCdoB, PDT, PR, PSB, PP, PSD e PROS. Eles reúnem 69% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 27 nomes, seguido do PMDB, com 15.



Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PDT e o PR, com cinco cada, o PSB e o PP, com quatro cada, o PSD com dois, e o PROS com um parlamentar. Embora se declarem independentes, votam majoritariamente com o Governo o PTB, com quatro, e o PV com um parlamentar. Já a oposição, com 25% da elite, é liderada pelo PSDB, com 11 parlamentares, o DEM, com seis, o PPS e o PSOL, com três cada, e o SDD, com dois.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians