Bolsa sobe após pesquisa Sensus e apoios a Aécio

Portal Plantão Brasil
13/10/2014 11:44

Bolsa sobe após pesquisa Sensus e apoios a Aécio

0 0 0 0

857 visitas - Fonte: Brasil 247

Ibovespa abriu o pregão desta segunda-feira 13 com alta de mais de 3%, comemorando pesquisa que apontou o candidato tucano com 17,6 pontos de vantagem em relação à presidente Dilma Rousseff e os apoios de Marina Silva e da família Campos a Aécio Neves no fim de semana; Petrobras dispara 6% e Banco do Brasil e Itaú sobem mais de 3%



O Ibovespa registra uma sessão de forte alta, de olho no cenário eleitoral e conduzida por estatais. Às 10h09 (horário de Brasília), o índice registra ganhos de 3,16%, a 57.059 pontos, com as ações das estatais liderando os ganhos: os ativos PN da Petrobras sobem cerca de 6%, assim como os papéis ON.



Os ativos de bancos também têm ganhos, com destaque para o Banco do Brasil e Itaú Unibanco que sobem mais de 3%. O dólar cai mais de 1,2%, a R$ 2,39, enquanto os juros futuros também registram forte baixa.



Divulgada pela Istoé neste sábado, a pesquisa Sensus mostrou uma diferença de 17,6 pontos percentuais entre o candidato Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT). Ele aparece com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff, com 41,2%.



Além da pesquisa eleitoral, no domingo, Marina Silva anunciou o seu voto e o seu apoio ao candidato tucano à presidência Aécio Neves (PSDB), um dia depois da família de Eduardo Campos - morto em 13 de agosto em um trágico acidente aéreo - manifestar o seu apoio.



Já o Focus elevou a expectativa para o PIB pela primeira vez após 19 semanas, para alta de 0,28% em 2014. Em relação à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2014, os economistas aumentaram a projeção para 6,45%, ante 6,32% na semana anterior, aproximando-se do teto da meta, enquanto para o próximo ano a projeção continuou em 6,30%.



Além disso, destaque para as ações da Vale (VALE3;VALE5), cujo preço do minério de ferro iniciou a semana com forte alta, avançando 4% para US$ 83,1 a tonelada, dando sequência a duas semanas consecutivas em que o insumo fechou no campo positivo. As ações da companhia registram forte alta. As ações da Vale sobem mais de 3%.



Cenário exterior



O cenário no exterior também é menos turbulento. As principais bolsas asiáticas encerraram a segunda-feira em leve queda em queda, dando continuidade ao movimento negativo da última semana, apesar dos bons dados do comércio divulgados durante a sessão de hoje. Já os índices europeus, iniciam o dia com leve alta, buscando uma recuperação após as perdas da semana passada. Enquanto isso, nos EUA, há o feriado de Dia do Colombo.



O forte desempenho comercial da China em setembro pode reduzir as chances de uma agressiva ação de política monetária como um corte da taxa de juros, mas as preocupações sobre o crescimento global continuaram a pressionar os índices do continente.



Com as economias da zona do euro e do Japão patinando, uma recuperação nas exportações e importações da China é notícia bem-vinda para a economia mundial e para investidores cada vez mais preocupados com o crescimento global. Mas mesmo assim, os índices acionários do continente terminaram a sessão de hoje em queda.



As exportações subiram 15,3% em setembro contra o ano anterior, superando a expectativa de 11,8% e acelerando ante a alta de 9,4% de agosto. As importações avançaram 7% em termos de valor, contra estimativa de queda de 2,7%, o que teria sido o terceiro declínio seguido.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians