Para ministro do STJ, CPIs não devem acessar depoimentos em delação premiada

Portal Plantão Brasil
16/10/2014 12:37

Para ministro do STJ, CPIs não devem acessar depoimentos em delação premiada

Para Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça, sob nenhuma hipótese, caso exista o benefício da delação premiada, as condições em que ela se deu devem ser divulgadas

0 0 0 0

1060 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, em entrevista concedida ontem (15), somente juízes e autoridades ligadas aos processos em que o réu recebeu o benefício da delação premiada podem acessar as informações obtidas desta forma. Para ele, comissões parlamentares de inquérito (CPIs) não poderiam ter acesso a essas informações. “Qualquer outra instituição, mesmo que tenha poder investigatório, não pode ter acesso a algo que só diz respeito ao juiz penal”, disse o ministro.



Para Dipp, sob nenhuma hipótese, caso exista o benefício da delação premiada, as condições em que ela se deu devem ser divulgadas. Ele evitou comentar o caso da Comissão Parlamentar Misa de Inquérito (CPMI) da Petrobras. “É um caso complexo e de ampla repercussão pública e, por isso, essa perplexidade que gera em todo mundo”, disse.



Hoje, o presidente da CPMI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), protocolou mais um pedido de mandado de segurança (Ação nº 133.278) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que os membros da comissão recebam o conteúdo da delação premiada do ex-diretor da companhia, Paulo Roberto Costa.



Costa foi preso na Operação Lava Jato que investigou crimes financeiros e lavagem de dinheiro e aceitou colaborar com a Justiça em troca de redução de penas. Parte do depoimento, no qual são citados nomes de autoridades do Executivo e do Legislativo federal envolvidos em corrupção, vazou e foi divulgada pela mídia.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians