Câmara decreta ponto facultativo pela 'Consciência Branca' em Sertãozinho

Portal Plantão Brasil
24/11/2014 10:30

Câmara decreta ponto facultativo pela 'Consciência Branca' em Sertãozinho

Presidente diz que decreto foi criado após pressão de outros vereadores. ONG contra discriminação considerou atitude 'preconceituosa' e 'inadmissível'.

0 0 0 0

207 visitas - Fonte: G1

A Câmara de Vereadores de Sertãozinho (SP) decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (21) em homenagem à 'Consciência Branca'. O decreto foi assinado pelo presidente Rogério Magrini dos Santos (PTB) no dia 17 de novembro ao estabelecer também ponto facultativo pelo Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira (20). Na cidade não é feriado.



Uma ONG que atua na cidade contra a discriminação racial considerou a atitude “inaceitável”.



Segundo o vereador e chefe do Legislativo, conhecido como Zezinho Atrapalhado, o ponto facultativo pós-feriado da Consciência Negra foi motivado por pressão dos outros vereadores. “Quando eu quis fazer o decreto pelo Dia da Consciência Negra, os vereadores foram contra e começaram a me cobrar: ‘e a Consciência Branca?’. Achei que seria uma boa ideia, fui lá e fiz”, afirma Magrini.



Além disso, o presidente da Câmara justificou a “homenagem” porque um primo se diz vítima de preconceito por ter pele de cor branca. “Tenho um primo que chamam de maisena, de tão branco que ele é, e ele mesmo me cobrou, se tem pelos negros também deveria existir dos brancos, porque existe preconceito contra branco também”, diz.



O vereador nega que a atitude de fazer a “homenagem à Consciência Branca” seja racista e diz que decretou o ponto facultativo pelo Dia da Consciência Negra a pedido de Organizações Não Governamentais (ONGs) que lutam contra a discriminação racial.



“É a primeira vez que fazemos esse ponto facultativo e fui cobrado por ONGs, como a Cabeça Di Nego, a pedir para o prefeito que crie um projeto de lei que estabeleça o feriado na cidade inteira no ano que vem, e o prefeito prometeu que fará isso”, comenta Magrini.



'Absurdo'

Procurado pela reportagem do G1, o presidente da ONG Cabeça Di Nego, Luís Onório, confirmou o pedido pelo feriado do Dia da Consciência Negra, mas considerou “absurda” o decreto pela 'Consciência Branca'. “É preconceituosa e inadmissível, não há porque ter, por conta do que fizeram contra os negros no Brasil, não houve nenhuma reparação ainda”, diz.



Onório afirma que vai procurar a Câmara na segunda-feira (24) para conversar com o presidente. “Ainda não sabemos de fato o que houve, mas é preconceito e os envolvidos devem ser afastados”, comenta. Ele considera entrar no Ministério Público contra o decreto.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians