A LUTA DE CLASSES SE APROXIMA, PREPAREM-SE!

Portal Plantão Brasil
11/3/2015 00:24

A LUTA DE CLASSES SE APROXIMA, PREPAREM-SE!

Por Abelardo Cavalcante

0 0 0 0

1020 visitas - Fonte: -

. O chamado "Panelaço" ocorrido no último domingo(08/03/2014) apesar de ter surgido em setores pontuais da sociedade, foi uma demonstração de insatisfação espontânea de ricos e da classe média alta que Odeia o PT, os seus governos Democrático Popular e a tudo o que ele representa. Eis que surge a pergunta, Porque esses setores privilegiados da sociedade demonstram tanta insatisfação com o atual governo se quem era rico ficou mais rico durante esses 12 anos de governos petistas?



. Talvez a resposta esteja no próprio governo já que pela primeira vez na história em mais ou menos uma década e meia as classes pobres tiveram uma maior ascensão social do que a classe rica, segundo os dados do Brasil Mudança, houve um crescimento de renda 3 vezes maior dos 10% mais pobres do que os 10% mais ricos do Brasil entre 2003 e 2010, resultado do mais diversos programas sociais que vão desde a assistência básica(Bolsa Família, Pronaf, seguro-Defeso para pescadores(a), programa de cisternas para o povo nordestino conviver harmoniosamente com a seca) até a educação(Prouni, Pronatec, Sisu, Sisutec, Fies e Ciências Sem Fronteiras).



. Como se comprova de fato, a renda do trabalhador subiu bastante nos últimos 12 anos, período de governos petistas onde o salário mínimo com a nova atualização de reajuste(De R$724,00 para R$788,00) chegou ao maior poder de compra dos últimos 50 anos segundo o Banco Central, no Brasil só houve poder de compra maior no período entre julho de 1964 e julho de 1965, se comprava mais do que hoje, em valores corrigidos pela inflação. Tanto que levantou até mesmo burburinhos do Líder oposicionista, senador Aécio Neves(PSDB-MG) que em meados de 2014, período anterior ao da campanha eleitoral, chegou a discursar em uma palestra para empresários de que " O salário mínimo estaria muito alto!" e o modelo de reajuste salarial baseada no crescimento econômico nacional deveria ser revisto.



. Muitas foram as conquistas dos governos Democrático Popular durante esse período de 12 anos no poder como listei acima, porém ainda existe a insatisfação das camadas mais privilegiadas da sociedade que não se conformam com ascensão social das classes mais pobres, dos miseráveis que passaram a ter o que comer, dos mais de 36 milhões de pessoas que saíram da pobreza para uma classe trabalhadora com mais direitos e poder de consumo(Sim, pois essa classe é chamada de nova "classe média" de maneira errônea, são todos e todas Trabalhadores e Trabalhadoras) Também conhecida como classe C. Não suportam a ideia de ir ao aeroporto fazer "check-in" para uma viagem e de repente encontrar o seu empregado(a) fazendo uma viagem de férias para a praias no nordeste ou até mesmo para o exterior.

. E isso mesmo meus caros, o que era privilégio e um passado não muito distante, hoje se tornou um direito de todos e todas, a elite brasileira e as classes média alta não brigam contra o governo, brigam contra os mais pobres, contra os direitos conquistados as duras penas com o suor da testa por aqueles que lutaram muito por um mínimo de conforto e por qualidade de vida individual e dos seus demais familiares.



. Não há mais espaço para o modelo de coalização de classes adotado pelo governo desde de 2003, período inicial em que o ex Presidente Lula assumiu o seu primeiro mandato, o modelo como comprovamos de fato se esgotou! Não existe outra alternativa para as classes trabalhadoras e mais vulneráveis a não ser o Enfrentamento! Como na época da inconfidência Mineira até o período do golpe de 64, as manifestações e revoltas Populares começaram de cima para baixo na pirâmide social, ou seja, a elite e classe média puxavam o couro de suas reivindicações puxando temas que englobavam toda a nação, assim recrutando e usando as classes mais pobres e vulneráveis como Massa de Manobra para atender aos seus interesses e privilégios.

. A nova "revolta" também atende os mesmos requisitos históricos da pirâmide social, começando de cima para baixo, só que diferentemente de outros períodos de crise no Brasil, pela primeira vez na história as classes trabalhadoras Não estarão do lado daqueles que irão as ruas somente para lutar por privilégios exclusivos, durante o discurso da Presidenta Dilma Isso ficou bem claro, protestos contra o seu discurso em locais pontuais das principais capitais Brasileira(Ou somente Rio De janeiro e São Paulo nos bairros nobres como divulgou a "grande mídia" no último domingo). Como se comprova de fato a sociedade brasileira está dividida politicamente e não fala a mesma língua de jeito nenhum! Cada um de um lado defendendo diferentes projetos políticos para o Brasil, ai está configurado o verdadeiro cenário político para luta de classes! Quem não tem coração forte que aguente, pois essa semana será decisiva para toda a nação Brasileira, o futuro da nossa democracia pode estar em jogo, e precisamos nos erguer e lutar NOVAMENTE por ela.



Abelardo Cavalcante é Acadêmico de Direito, Militante Político do coletivo Kizomba/DS e ativista Digital Pró Legalização e Políticas sobre Drogas.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians