' COMIDA DE FAVELA ' REVELA DELÍCIAS NA MARÉ. QUAL PRATO VOCÊ ESCOLHERIA?

Portal Plantão Brasil
17/4/2015 18:02

' COMIDA DE FAVELA ' REVELA DELÍCIAS NA MARÉ. QUAL PRATO VOCÊ ESCOLHERIA?

0 0 0 0

515 visitas - Fonte: 247



Por Soraya Batista, para o UPP-RJ



Abertas as inscrições para o Comida de Favela



Primeiro festival gastronômico da Maré reúne delícias da comunidade



Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o Comida de Favela, o primeiro festival gastronômico do Complexo da Maré. O festival vai selecionar de 15 a 20 estabelecimentos da Maré para participar desta festa dedicada à boa comida, que acontecerá de setembro a outubro de 2015. Uma realização da Redes da Maré, com patrocínio do Itaú Rumos, o festival pretende valorizar a cultura gastronômica da Maré e das favelas, incentivando os moradores do Rio de Janeiro a conhecer a tradição e a criatividade da cozinha local.



O Censo de Empreendimentos Maré, realizado pela Redes da Maré em parceria com o Observatório de Favelas, mostrou a importância do setor gastronômico no bairro. Dos 3.182 empreendimentos identificados nas 16 comunidades que formam a Maré, 1.118 – ou 37,9% – são voltados para o setor de alimentos e bebidas. Os 660 bares integram a categoria de estabelecimento mais comum; há ainda 131 lanchonetes, 94 restaurantes e pensões e 12 pizzarias, além de padarias, vendedores de salgados e doces, distribuidores de bebidas e locais dedicados a festas e eventos.



Além dos números, o setor de alimentos e bebidas também impressiona pela variedade. Várias tradições culinárias do Brasil estão bem representadas no bairro, onde a população de 134 mil pessoas abriga imigrantes nordestinos, nortistas e africanos.



“Este caldo cultural produz uma identidade única para a gastronomia local, que gostaríamos de ver representada além da Maré”, diz a chef de cozinha Mariana Aleixo, uma das coordenadoras do projeto.



“Acreditamos que o Comida de Favela será uma motivação para que os estabelecimentos locais se qualifiquem. Além disso, o festival vai incentivar que os habitantes do Rio conheçam a complexidade e a riqueza da Maré”, diz a coordenadora do festival, Shirley Vilela.



Para celebrar esta riqueza gastronômica, o Comida de Favela está convidando os donos de estabelecimentos da Maré a inscrever um prato para participar do circuito do festival. Podem participar empreendimentos formais e informais das 16 comunidades. A equipe do festival vai selecionar de 15 a 20 quituteiros para participar da festa, distribuídos em duas categorias: comida de bar, restaurante ou pensão; e comida de rua – trailers, carrinhos etc.



Nos fins de semana de setembro e outubro, a população do Rio será convidada a percorrer as comunidades da Maré para provar as iguarias, em um circuito dedicado à boa mesa. Ao fim do festival, serão premiados três estabelecimentos de cada categoria, escolhidos por jurados especializados e pelo público, que poderá dar notas aos pratos em urnas colocadas em cada parada do roteiro.



“A ideia do Festival é que os moradores da maré circulem entre as comunidades, o que não acontece muito hoje em dia e que pessoas de fora venham para visitar, comer e beber. Queremos quebrar esse mito de cidade partida, a Maré é um lugar estratégico, fica no meio da cidade e queremos que as pessoas passem a conhecê-la”, ressalta Shirley.





Serviço:



Inscrições para o Festival Comida de Favela



As inscrições estão abertas até 30 de abril na sede da Redes da Maré



Endereço: Rua Sargento Silva Nunes, 1012, Nova Holanda



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians