558 visitas - Fonte: Brasil 247
O PT, que anunciou que não aceitará doações de empresas privadas para financiar suas campanhas e atividades partidárias, vai deflagrar uma campanha nacional para receber contribuições dos filiados. É o que informa o colunista Ilimar Franco. A Internet será ferramenta usada para receber os recursos.
Segundo o texto, os militantes e simpatizantes poderão dar sua ajuda apenas via cartão de crédito, e todos terão que se identificar pelo CPF. A legenda tem como objetivo quer garantir o máximo de transparência. Cada doação individual terá o valor máximo de R$ 1.000, e o valor mínimo de R$ 15. O partido ainda calcula a expectativa de arrecadação.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, informou que a decisão deve ser referendada no 5º congresso nacional do partido, que ocorre entre 11 e 14 de junho, em Salvador.
Além do PT, outros partidos de esquerda, como o Psol, defendem o fim do financiamento privado de campanha. No PSDB, o o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também defendeu a ideia. A iniciativa tem, ainda, a simpatia de entidades como Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil e Central Única dos Trabalhadores.
Vale ressaltar que o fim das doações privadas para campanhas já foi decidido, por 6 a 1, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, mas a medida não foi implementada em razão de um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, que engaveta o caso há mais de um ano engaveta o caso. O ministro sustenta a tese de a corrupção não tem relação com as doações privadas, mas com o "DNA" de determinadas legendas.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.