426 visitas - Fonte: Brasil 247
O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho (PE), articula a instalação da CPI dos Fundos de Pensão. O requerimento foi protocolado nesta semana na Casa. Segundo o parlamentar, é preciso esclarecer o que aconteceu na gestão dos fundos das estatais.
"Muitos servidores contribuíram durante décadas e agora são surpreendidos com descontos a título de taxa extra para cobrir rombos bilionários", disse. "Essas histórias nebulosas precisam ser passadas a limpo", acrescentou.
O parlamentar, que se encontrou conversou com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na última quinta-feira (23), para tratar do tema, afirma que a gestão petista é um dos motivos para o déficit no caixa dos fundos de pensão.
De acordo com o democrata, só no Petros, da Petrobras, e no Postalis, dos Correios, o déficit chega a R$ 12 bilhões, valor equivalente ao orçamento anual do Programa de Financiamento Estudantil (FIES).
Mendonça afirmou que a falência do BVA é outro caso de perdas de que foram vítimas grandes fundos de pensão de estatais. "Sabe-se que o BVA cedeu R$ 1,3 bilhão em créditos pobres a Petros, Funcef, Postalis e Faceb (Fundo de Previdência dos Empregados da Companhia Elétrica de Brasília – CEB)", afirmou.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.