PETROBRAS: PREJUÍZO FOI MAIOR QUE O RELATADO, DIZ EX-CONSELHEIRO

Portal Plantão Brasil
29/4/2015 10:52

PETROBRAS: PREJUÍZO FOI MAIOR QUE O RELATADO, DIZ EX-CONSELHEIRO

Mauro Cunha afirmou que 'aparentemente' não houve pagamento de propina na estatal

0 0 0 0

442 visitas - Fonte: O Dia

Ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras Mauro Cunha

Foto: Agência Brasil



Brasília - O ex-integrante do Comitê de Auditoria da Petrobras Mauro Cunha disse nesta terça-feira à sub-relatoria de Superfaturamento e Gestão Temerária na Construção de Refinarias da CPI da Petrobras que o prejuízo da estatal foi maior que o apontado no último balanço divulgado pela empresa. Cunha fez críticas ao modelo de acompanhamento de custos das obras das refinarias.



O ex-conselheiro da estatal afirmou que “aparentemente” não houve pagamento de propina. “Esse valor [apontado no relatório] foi calculado com base no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa que disse que a propina representava 3% dos valores dos contratos. Corremos o risco de estar buscando valores inferiores aos prejuízos”, destacou Mauro Cunha.



Ele disse que recusou a aprovação do balanço financeiro da Petrobras a partir da negativa ao seu pedido de acesso a documentos que ajudariam na análise dos números. O ex-conselheiro foi afastado logo em seguida.



No depoimento à CPI, ele destacou a decisão da estatal de adiar investimentos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Perguntado sobre suspeitas de corrupção, ele ressaltou que “o que chamava a atenção eram os valores, que superavam em muito todas as métricas internacionais. Acrescentou que “a corrupção foi uma consequência desse problema”.



Mauro Cunha criticou o pagamento de participação nos lucros aos servidores da estatal. “Os funcionários não podem receber mais que 25% dos dividendos pagos aos acionistas. E, no ano passado, os acionistas não receberam nada”.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians