1179 visitas - Fonte: 247
Com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) inaugurou painel eletrônico de votações e a galeria de fotos dos ex-presidentes onde é homenageado o ex-senador Demóstenes Torres. Desde a cassação do ex-democrata, envolvido em supostos esquemas com Carlos Cachoeira, que a galeria estava incompleta, mas agora foi atualizada com as inclusões de Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Vital do Rêgo (hoje ministro do TCU), sucessores de Demóstenes, que, diferente dos demais, não compareceu à solenidade, se é que chegou a ser convidado.
A abertura da galeria e a inauguração do painel de votações faz parte do processo de “mocernização” da CCJ, a mais importantes das comissões do Senado. Renan ressaltou que a reforma integra um projeto maior que engloba o Plenário do Senado e as demais comissões permanentes, com custo total inferior a R$ 4 milhões. A captação dos recursos, conforme acrescentou, ocorreu por meio da venda da folha de pagamento dos servidores da Casa ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica.
Além dos ex-presidente da comissão, o evento contou com as presenças dos senadores José Agripino (DEM-RN) e Edison Lobão (PMDB-MA), também ex-presidentes, dos senadores José Pimentel (PT-CE), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Eduardo Amorim (PSC-SE), Roberto Rocha (PSB-MA) e João Capiberibe (PSB-AP), que fizeram uma saudação especial aos ex-presidentes da CCJ e elogiaram os avanços tecnológicos agregados ao processo legislativo na Casa.
Após reconhecer e elogiar o empenho do presidente Renan com essas ações, o presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB), citou as medidas em prol da modernização dos trabalhos da comissão. Além do painel eletrônico de alta definição, para registro de presença e votação e exibição de audiências públicas, foram instalados computadores com tela sensível ao toque na bancada dos senadores, que poderão usá-los para votar, examinar matérias da pauta, acompanhar notícias e mensagens eletrônicas.
O rol de tecnologia e inovação inclui ainda urna eletrônica para votação de autoridades; telão na entrada das alas Alexandre Costa e Nilo Coelho informando o que acontece em cada comissão; leitor de impressão digital para registro da presença dos senadores e painéis decorativos inspirados em obras de arte do Senado para emoldurar as galerias de fotos dos ex-presidentes das comissões.
“Iniciamos hoje uma nova etapa no trabalho da CCJ e conclamo a todos para aproveitar a oportunidade e trabalhar com afinco para cumprir a missão constitucional e corresponder às expectativas do povo brasileiro”, declarou Maranhão. (Com Agência Senado)
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.