846 visitas - Fonte: YAHOO
Aconteceu neste domingo, na transmissão da Globo do GP da Espanha de Fórmula 1, disputado em Barcelona: informação do GC (gerador de caracteres) da TV informa, claramente, que era briga pelo quarto lugar (“battle for 4th”, em inglês), a imagem mostra também bem visível o número 7, de Kimi Raikkonen, no carro vermelho da Ferrari, e o narrador Galvão Bueno erra tudo: informa equivocadamente tratar-se de disputa pela vice-liderança e que o carro ultrapassado por Lewis Hamilton (equipe Mercedes) era o de Sebastian Vettel, companheiro de Raikkonen, porém que usa o número 5 em sua Ferrari (mesmo que ostentava quando correu pela Red Bull), e não o 7 exibido pela imagem.
O culpado da confusão? Segundo Galvão, o computador. Sequer se desculpou com os telespectadores pela própria trapalhada na transmissão.
A narração equivocada: “saiu pertinho e vai pra cima, hein? Agora pra tentar a ultrapassagem, colocou, não precisou nem disputar a freada e fez a ultrapassagem… E com isso assume a segunda posição, você viu a equipe Mercedes vibrando muito.”
Mas a imagem mostrava outra coisa, briga pelo quarto lugar na corrida, e não vice-liderança (Hamilton, que era quinto, superou Raikkonen, quarto, conforme mostra o GC):

“Galvão, é o Kimi. Seu animal”, irritou-se um telespectador, fã de Fórmula 1, no Twitter. “Essa é a pior transmissão da história dele”, comentou outro. “Nossa, bem fácil de confundir kkkkkkkk”, ironizou mais uma internauta. Vários focaram inconformados com o episódio.
Na imagem a seguir, detalhe para o número 7 da Ferrari de Raikkonen, claríssimo, logo não poderia ser o carro de Vettel, que é o 5:

Eis que, com duas voltas de atraso, enfim Galvão se corrige, porém sem assumir a confusão. Jogou tudo na conta do monitor que serve de apoio para a transmissão, essa que todos assistem pela TV (Galvão e seus colegas de cabine, inclusive, afinal eles não narram e fazem comentários só em cima de números do computador, mas pelo que veem, ou, nesse caso, do que não veem):

“Mas é que, mas é que… na verdade, na verdade, é que… em certos momentos o nosso computador mexe tudo aqui… e na verdade a ultrapassagem do Hamilton, aquela com facilidade, foi pra cima do [Kimi] Raikkonen. Então Rosberg é o primeiro, Vettel é o segundo, Bottas é o terceiro, o Hamilton é o quarto, o Raikkonen é quinto e o Felipe Massa é o sexto”, explicou-se o narrador.
Obviamente, acabou gerando mais comentários indignados de internautas na rede social: “finalmente, umas três voltas depois, o Galvão se deu conta que o Hamilton passou foi o Kimi”, escreveu um deles no Twitter. “Culpa do computador hehehe”, ironizou outro. “Ele deve estar assistindo o SBT”, provocou mais um. “É a idade”, cutucou outro internauta.
No fim, o GP de Barcelona terminou com vitória de Nico Rosberg, companheiro de Lewis Hamilton, líder do campeonato deste ano e segundo colocado na prova. Envolvidos na confusão de Galvão, Sebastian Vettel terminou em terceiro, enquanto Kimi Raikkonen acabou em quinto lugar na corrida, à frente do brasileiro Felipe Massa, sexto. O outro piloto do país, Felipe Nasr, chegou só na 12ª colocação.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.