MORO: 'NÃO ACREDITO EM HERÓIS'

Portal Plantão Brasil
2/8/2015 13:21

MORO: 'NÃO ACREDITO EM HERÓIS'

0 0 0 0

783 visitas - Fonte: 247



O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas criticou neste domingo, 2, a atuação do juiz federal Sérgio Moro no âmbito da Operação Lava Jato.



"Eu acredito em instituições fortes. Não acredito em homens voluntariosos", afirmou. "O homem passa. Daqui a pouco, o juiz Sérgio Moro vira desembargador. Como aconteceu com o Fausto de Sanctis. Ele virou desembargador, e aí cadê a Sexta Vara de Combate à Corrupção de São Paulo? Acredito em instituições fortes", afirmou o ministro em entrevista ao Correio Braziliense.



Dantas elogia a atuação do Ministério Público nas investigações, mas pondera que procuradores prestariam um grande serviço ao país se apresentassem quais são os elementos de prova contra integrantes do TCU, como o presidente Aroldo Cedraz. “O que cria, muitas vezes, um ambiente de dúvida e especulação é essa demora entre a acusação e a formalização do procedimento judicial”, observa.



O ministro defendeu a realização de acordos de leniência entre as empresas e os órgãos de fesa do governo federal, como a Controladoria Geral da União (CGU). "O acordo de leniência tem uma dupla função: uma associada ao interesse público, que é, a partir daquele episódio em que foi declarada a irregularidade, ter uma eliminação de fatores de risco que levaram àquilo; e um compromisso de assumir regras de compliance mais rígidas, de ter uma auditoria estruturada. Há também um vetor de permitir que a empresa consiga assumir compromissos e sobreviver à crise que seus gestores criaram", afirma.



Questionado sobre a votação das contas de 2014 da presidente Dilma e sobre o argumento de que a prática é comum tanto no governo federal quanto nos estados, o ministro Bruno Dantas deu a entender que poderá votar pela reprovação. "Quando se julga algo, um dos pressupostos do Estado de direito é que esse julgamento se dá dentro de um processo formal. Você não julga o que está no mundo, julga o que está nos autos. Em 2015, estamos julgando as contas de 2014. Não estamos julgando as contas do Getúlio Vargas, não estamos julgando as contas do Jânio Quadros, não estamos julgando as contas do general Figueiredo. Estamos julgando as contas de 2014", afirmou, acrescentando que ainda vai analisar a defesa da presidente.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians