MIN.TEORI ZAVASCKI PEDIU VISTA NO PROCESSO DE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO STF

Portal Plantão Brasil
10/9/2015 18:53

MIN.TEORI ZAVASCKI PEDIU VISTA NO PROCESSO DE DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO STF

Após voto de Barroso pela descriminalização da maconha, STF volta a adiar decisão

0 0 0 0

1456 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual

Depois de retomar o julgamento, hoje (10), sobre a constitucionalidade de o porte de drogas ser considerado crime, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a interromper a decisão. Depois do voto de Luís Roberto Barroso, favorável à descriminalização, o ministro Teori Zavaswcki pediu nova vista do processo, que estava interrompido por vista anterior do ministro Luiz Fachin,



O relator, Gilmar Mendes, e Luiz Fachin também já se pronunciaram. O julgamento está agora em três votos a zero a favor da descriminalização, mas só o prosseguimento do julgamento vai esclarecer a abrangência da decisão.



O ministro Barroso ressaltou no seu voto que ele só se refere à maconha, objeto concreto do caso, “sem qualquer juízo de valor quanto a outras drogas”. O ministro Fachin manteve a criminalização em relação a drogas que não sejam a maconha.



Em voto contundente, Barroso afirmou que “a guerra às drogas fracassou”. Segundo ele, passados 40 anos do combate à droga, o consumo cresceu e há uma “explosão do tráfico”. “Insistir em uma política pública que não funciona há tantas décadas é fechar os olhos à realidade. É preciso ceder aos fatos.”



Segundo o ministro, é preciso estabelecer parâmetros para distinguir o traficante de usuário. "A má distinção entre usuário e traficante é o que faz com que, pela mesma quantidade (de maconha), pessoas sejam presas nos bairros pobres e não sejam nos bairros mais abastados", disse.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians