Valor diz que Levy está de saída do governo

Portal Plantão Brasil
16/12/2015 11:40

Valor diz que Levy está de saída do governo

0 0 0 0

525 visitas - Fonte: Valor

Jornal GGN - Segundo o jornal Valor, em matéria assinada por Claudia Safatle, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já teria acertado sua saída do governo com a presidente Dilma Rousseff, mas o Planalto teria pedido para que ele ficasse por mais tempo até que um substituto fosse encontrado. O objetivo seria fazer uma transição suave para não assustar os mercados.



Ainda de acordo com o Valor, a crise política fará com que a presidente conduza um ajuste fiscal mais tímido do que o pretendido pelo ministro da Fazenda. Levy teria condicionado a sua permanência no cargo à confirmação da meta fiscal de 0,7% do PIB de superávit primário, que não deverá ser seguida pelo governo.



Em outra notícia, o jornal diz que Joaquim Levy se irritou com as notícias sobre sua saída, dizendo que continua com sua agenda normal de trabalho e que segue "alheio a este folhetim de Brasília".



Do Valor



Levy já acertou a saída do cargo, mas Planalto pede tempo para fazer transição



Joaquim Levy acertou com a presidente Dilma Rousseff sua saída do governo já há alguns dias. Mas ficará por mais um tempo breve no cargo de ministro da Fazenda até que Dilma encontre um substituto e o cenário político fique mais nítido. O Palácio do Planalto pediu que o ministro faça uma transição de forma o mais suave possível e discreta, para não assustar os mercados.



O governo, com o processo de impeachment, "é outro", disse uma fonte oficial. E, diante da dramática crise política, a presidente conduzirá uma política fiscal bem mais tímida do que defendia Levy. A saída de Levy começou a ser construída a partir da disseminação da informação de que ele estava condicionando sua permanência à confirmação da meta de 0,7% do PIB de superávit primário para o ano que vem.



Ontem, ninguém no governo quis anunciar a meta de superávit primário para 2016, que ficará no intervalo de zero a 0,5% do PIB. Para não assumir a decisão, a notícia foi dada por parlamentares no Congresso. O Palácio do Planalto também não quis se pronunciar sobre as declarações do ministro da Fazenda a respeito da redução da meta fiscal para o próximo ano.



"Acho [a redução] inconveniente. Acho um equívoco essa mistura da meta com o Bolsa Família? obviamente não fica de pé. A meta é a meta, e o Bolsa Família é o Bolsa Família", disse Levy. E completou: "Acho que ninguém vai querer se esconder atrás do Bolsa Família para não tomar as medidas necessárias para o Brasil ir no rumo correto, de preservação de empregos e estabilidade e tranquilidade para as famílias."



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians