Justiça aceita denúncia sobre corrupção na Petrobras da "era FHC"

Portal Plantão Brasil
21/1/2016 12:21

Justiça aceita denúncia sobre corrupção na Petrobras da "era FHC"

A SBM Offshore, empresa holandesa envolvida na ação, admitiu ter pago 139 milhões de dólares em propina no Brasil

0 0 0 0

1304 visitas - Fonte: Carta Capital

Júlio Faerman, ex-representante no Brasil da SBM Offshore (Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)



A 3ª Vara Federal do Rio aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre o pagamento de propina da empresa SBM Offshore à Petrobras, ocorridos a partir de 1999, ainda no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.



O juiz responsável abriu a ação penal por entender que há indícios suficientes para configurar os crimes apontados pelo MPF, que vão de corrupção ativa e passiva a evasão de divisas. A SBM, que assinou um acordo com o Ministério Público da Holanda admitindo ter pago 139 milhões de dólares em propina no Brasil, agora negocia um acordo de leniência.



A denúncia, feita pelos procuradores em dezembro, torna-se agora uma ação penal, tendo como réus Jorge Zelada, Renato Duque, Pedro Barusco e Paulo Roberto Buarque Carneiro, ex-funcionários da Petrobras, e Júlio Faerman e Luís Eduardo Campos Barbosa da Silva, ex-agentes de vendas da SBM no Brasil.



De acordo com o MPF, de 1998 a 2012, foi organizado um esquema por meio do qual recursos da Petrobras destinados à construção de navios e monoboias eram desviados para a Suíça. Pelo menos 46 milhões de dólares tiveram esse destino, diz o MPF. A denúncia do MPF abrange também a contribuição pedida por Renato Duque aos agentes da SBM, no valor de 300 mil dólares, para a campanha presidencial do PT em 2010.



Em delação premiada, Barusco menciona 21 milhões de dólares recebidos em propina; Faerman, que já detalhou como fez os pagamentos por meio de contas no exterior aos funcionários da Petrobras, terá sua pena atenuada.



Outros denunciados são os executivos estrangeiros da SBM Robert Zubiate, Didier Keller e Tony Mace, que buscam firmar um acordo pelo qual podem livrar-se do processo negociando uma pena de multa ou restritiva de direitos.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians