POLÍCIA FEDERAL OCUPA VIRTUALMENTE INSTITUTO LULA: ESTÁ VIOLANDO SIGILO DE E-MAILS DE BRASILEIROS BEM COMO DE LÍDERES E ENTIDADES DO MUNDO INTEIRO; ATENTADO À DEMOCRACIA

Portal Plantão Brasil
9/3/2016 15:29

POLÍCIA FEDERAL OCUPA VIRTUALMENTE INSTITUTO LULA: ESTÁ VIOLANDO SIGILO DE E-MAILS DE BRASILEIROS BEM COMO DE LÍDERES E ENTIDADES DO MUNDO INTEIRO; ATENTADO À DEMOCRACIA

0 0 0 0

3467 visitas - Fonte: Viomundo

NOTA À IMPRENSA



Lava-Jato sequestra ilegalmente toda a comunicação do Instituto Lula



São Paulo, 9 de março de 2016,



Durante a operação de busca e apreensão no Instituto Lula na última sexta-feira (4), a Polícia Federal exigiu, sob voz de prisão do técnico de informática, a senha do administrador das contas de e-mail @institutolula.org, o que não constava no mandado da justiça, que fazia referência apenas poucas contas de e-mail específicas



Com a informação que receberam sem mandato, passaram a ser os únicos a poder criar e bloquear e-mails, além de terem acesso livre a todas as contas do Instituto Lula, indo muito além do mandado original expedido pelo juiz Sérgio Moro.



Mais do que isso. Ontem foi efetivamente violado o sigilo de cinco contas de e-mail, todas sem o respaldo legal de um mandato judicial.



Trata-se não somente de mais uma violação das regras legais. Trata-se de uma violência às garantias e direitos fundamentais expressos no artigo 5º da Constituição Federal, uma salvaguarda civilizatória defendida na Declaração Universal dos Direitos Humanos e por todas as democracias deste planeta.



O Instituto Lula peticionou na terça-feira (8), ao juiz Moro, a devolução da senha do administrador para o fim desse abuso de poder contra o trabalho de uma entidade da sociedade civil brasileira.



A apropriação ilegal da senha do administrador dos e-mails do Instituto (hospedados no Google) permite à Polícia Federal: ler todas as mensagens de todas as contas do Instituto (inclusive esta e qualquer comunicação com a imprensa, violando princípio constitucional), apagar informações, e, como já aconteceu, trocar a senha, impedindo o acesso as contas pelos seus usuários, bloqueando seu trabalho e contatos.



A senha também permite que eles criem novos (e ilegítimos) e-mails com o domínio do institutolula.org e que mandem mensagens em nome de qualquer conta do Instituto. Imagine se um abuso desse fosse cometido com a sua conta de e-mail pessoal, com a conta de e-mail de uma empresa, ou de um órgão da imprensa.



O Instituto Lula é uma organização da sociedade civil brasileira sem fins lucrativos, com contatos e trabalho conjunto com movimentos sociais, entidades sindicais, organismos internacionais, governos e ex-mandatários da África, América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.



Apenas para citar alguns exemplos, temos acordos, parcerias ou relacionamento com a FAO, a Cepal, com a União Africana, com a União Europeia, com a Unasul, com as fundações do Partido Socialista Francês e do Partido Social Democrata Alemão, com o Podemos e o PSOE da Espanha, com o sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva dos Estados Unidos (UAW), com o sindicato dos metalúrgicos da Alemanha (IG Metall), com a Central Sindical da África do Sul (Cosatu), com a Fundação Bill e Melinda Gates, com a Fundação Clinton etc.



Recebemos visitas de jornalistas, acadêmicos, embaixadores, lideranças partidárias, chefes e ex-chefes de estado interessados em conversar sobre o cenário político mundial e a experiência do Brasil no combate à pobreza com os diretores do Instituto e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma das personalidades brasileiras mais conhecidas no exterior.



O sequestro feito pela Polícia Federal de toda a nossa autonomia e privacidade em comunicações eletrônicas é uma violência contra a democracia, a liberdade de organização e expressão.



Caso este e-mail de contato com a imprensa seja bloqueado ou qualquer mensagem não autorizada por nós seja enviada como se fosse um comunicado do Instituto, retificaremos através do nosso site e de nossos contatos telefônicos.



Aguardamos a decisão que restaure nosso direito a comunicação e ao trabalho, e o respeito as leis e a democracia brasileira.



***



por Conceição Lemes



O sequestro ilegal da senha do administrador das contas de e-mail @institutolula.org, que não estava no mandado de Justiça, significa que a Polícia Federal não saiu do Instituto Lula. A PF ainda o ocupa virtualmente.



Além de impedir que a entidade continue trabalhando, a Polícia Federal pode apagar mensagens que lhes interesse e produzir conteúdo falso para incriminar instituições e pessoas não só do Brasil, mas do mundo inteiro, que se comunicam com o Instituto Lula, inclusive jornalistas internacionais.



Como o que a Polícia Federal fez e está fazendo não foi pedido no mandado judicial, na prática, ela está se apropriando ilegalmente de informações.



Foi o que fez o governo americano ao espionar autoridades e empresas no mundo inteiro, como denunciou em 2013, Edward Snowden. Aqui, entre as vítimas, a presidenta Dilma Rousseff e a Petrobras.



Um atentado à democracia e à liberdade de expressão, que merece repúdio de todos nós.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians