Presidente do BC acha que reduzir mortes por coronavirus é pior para economia
Compartilhe
4937 visitas - Fonte: Brasil 247
Presidente do Banco Central diz que reduzir mortes por Covid-19 é pior para a economia
16 de abril de 2020, 10:33
´
247 - Em fala a investidores do mercado financeiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, descontextualizou os dados de um gráfico elaborado por economistas do Centro de Pesquisas de Política Econômica para afirmar que o isolamento social irá aprofundar a recessão econômica. É o que aponta uma reportagem da jornalista Amanda Audi, no site Intercept Brasil.
"Esse é um gráfico que muita gente tem comunicado em palavras, que é a troca entre o tamanho da recessão e o achatamento da curva [de contaminação] que você quer atingir. Mostra que, quando você tem um achatamento maior, você tem uma recessão maior e vice-versa", disse Campos Neto em uma live organizada pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil.
De acordo com a matéria, "na lógica fria de Campos Neto, quanto mais rápido vierem novos casos e mortes por covid-19, melhor para a economia. Mais importante é que a indústria continue produzindo e vendendo. Ainda que isso cause o colapso de hospitais e do sistema de saúde pública, forçando médicos e escolher quem atender e quem deixar morrer, é um preço razoável a pagar em nome do lucro".
"A fala do presidente do BC embute uma desonestidade intelectual. O gráfico usado por ele consta da introdução do livro ’Mitigating the covid economic crisis: act fast and do whatever it takes’ – ’Reduzindo a crise econômica da covid: agir rápido e fazer todo o possível’, em tradução livre. Trata-se de uma compilação de artigos organizada pelos economistas Richard Baldwin e Beatrice Weder di Mauro, do Centro de Pesquisas de Política Econômica, um think tank baseado em Genebra e que desde 1983 reúne mais de 700 pesquisadores de universidades majoritariamente europeias. Lançado em 18 de março, o livro (em inglês) pode ser baixado de graça na internet".
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Pesquisa Quaest mostra Flávio à frente de Lula e Thiago dos Reis aponta coincidência com reunião em Brasília
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
