Pular para o conteúdo
Portal Plantão Brasil
Redes Sociais:
4/11/2021 11:12

Governo aciona 200 policiais da PRF para dispersar últimos focos de caminhoneiros em greve no Porto de Santos

Governo aciona 200 policiais da PRF para dispersar últimos focos de caminhoneiros em greve no Porto de Santos
0 0 0 0

Compartilhe


1889 visitas - Fonte: UOL

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) destacou um efetivo de 200 policiais para garantirem o "retorno da normalidade" na região do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, onde há o último ponto de concentração de caminhoneiros grevistas no Brasil, segundo o Ministério da Infraestrutura.



De acordo com a pasta, o penúltimo ponto de concentração de caminhoneiros — na altura do km 276 da BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), em Barra Mansa (RJ) — já foi desmobilizado, restando apenas o que existe no litoral paulista.

O efetivo de duas centenas de policiais se dirige a Santos para operar "na formação de um grande corredor de segurança", atuando "desde o acesso aos terminais até a subida da Serra do Mar".

A ação conta com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que auxilia a Polícia Rodoviária Federal no fluxo de transporte para as áreas externas do Porto de Santos.



Caminhoneiros autônomos deflagraram uma greve na última segunda-feira (1º) para protestar contra a política de preços da Petrobras e a alta no preço do diesel, que reduz os lucros da categoria. O movimento, porém, não teve forte adesão entre os motoristas.

O governo federal também conseguiu na Justiça um total de 29 liminares para impedir bloqueios de grevistas nas estradas — sob risco de multas que poderiam chegar a R$ 1 milhão —, o que acabou enfraquecendo o movimento.

Em Santos, desde a última segunda-feira, caminhoneiros almejavam estrangular as operações no porto, impedindo que cargas que chegassem ao local fossem escoadas, forçando o governo a negociar com a categoria.



Mas, segundo a PRF, por volta de 80% dos navios atracados em Santos estão operando "sem qualquer restrição". "O restante opera em menor escala em razão da cautela por parte de transportadoras e embarcadores no acesso ao porto diante do temor de represálias", afirmou.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Acompanhe o Plantão Brasil

Aplicativo para AndroidAplicativo para Android

Últimas notícias

Voltar ao topo