Primeio artigo do ano, primeira canalhice do ano: Merval compara Lula a Milei
Compartilhe
1230 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornalista Merval Pereira, em seu artigo no jornal O Globo, traçou um paralelo entre os governos do presidente argentino Javier Milei e do brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Pereira, ambos os líderes, apesar de suas diferenças ideológicas, recorrem ao populismo para pressionar o Congresso e avançar suas agendas políticas.
Merval descreve Milei como um extremista de direita, eleito por uma maioria que agora se mostra receosa diante de suas promessas radicais. Por outro lado, Lula, identificado como um populista de esquerda, foi eleito para livrar o Brasil de um governo extremista de direita, mas agora enfrenta desafios para expandir seu apoio político.
O jornalista aponta que, embora Milei ameace o Congresso com uma revolta popular e Lula envie Medidas Provisórias contrárias às decisões parlamentares, ambos buscam soluções para impasses políticos em seus respectivos países. Pereira critica a abordagem de Lula, considerando-a agressiva, e compara com a retórica da extrema direita.
No contexto mais amplo, Merval analisa o populismo como uma constante na política tanto do Brasil quanto da Argentina. Ele menciona que, desde a redemocratização, todos os governos brasileiros eleitos foram populistas, seja de direita ou de esquerda. Na Argentina, o peronismo tem dominado a cena política, com Milei emergindo como uma figura controversa prometendo soluções extremas.
O artigo conclui que tanto Milei quanto Lula enfrentam dificuldades para impor suas vontades, seja diante de um Congresso resistente ou de uma população alarmada. Merval sugere que o poder presidencial nos dois países está enfraquecido, incapaz de superar os desafios impostos pelas dinâmicas políticas atuais.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
