Reoneração na pauta: Congresso e governo buscam consenso
Compartilhe
1381 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou uma reunião importante nesta terça-feira (9) com líderes da Câmara e do Senado. O objetivo é discutir a Medida Provisória da Reoneração, uma peça central na estratégia econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A MP, emitida no final de dezembro pelo presidente Lula, propõe a reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia. Essa medida segue a decisão do Congresso Nacional em 2023 de estender a desoneração desses setores até 2027, um veto posteriormente derrubado pelo Congresso.
Ainda que a MP já esteja em vigor desde sua publicação, o Congresso tem um prazo de 120 dias a partir de fevereiro para sua análise, conforme reportagem do Metrópoles. A reunião de Pacheco, mesmo durante o recesso parlamentar, ressalta a urgência e a importância da matéria.
Contudo, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) e outras frentes parlamentares expressaram resistência à reoneração, mesmo que gradual, da folha de pagamento. O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da FPE, caracterizou a medida como uma “afronta ao poder Legislativo”, destacando a derrubada anterior do veto.
A reunião torna-se um momento decisivo para o governo de Lula, que visa harmonizar as relações com o Legislativo. A capacidade de negociação e articulação política será essencial para avançar com a agenda econômica do governo, especialmente em um ano de eleições municipais.
Este encontro entre o presidente do Senado e os líderes do governo e do Congresso é um passo vital na busca por um consenso e na implementação de políticas econômicas eficazes que equilibrem as necessidades fiscais do governo com as demandas dos diferentes setores da economia.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
