Vídeo: Paulo Pimenta denuncia bolsonaristas por tentativa de censura a livro sobre racismo
Compartilhe
1270 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Em uma clara demonstração de comprometimento com a liberdade de expressão e o combate ao racismo, o ministro Paulo Pimenta denunciou veementemente os esforços de censura contra o livro "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório.
Este livro, aclamado pela crítica e vencedor do Prêmio Jabuti, aborda o racismo estrutural de forma profunda e necessária, tornando-se um recurso vital para a educação e discussão sobre esta questão crítica em escolas do ensino médio. A tentativa de censura, baseada em desinformação e preconceito, reflete a contínua luta contra as forças conservadoras que buscam silenciar as vozes que desafiam as estruturas de poder e opressão.
A inclusão deste livro no catálogo de obras aprovadas pelo próprio governo Bolsonaro evidencia a ironia da situação, pois os ataques parecem ser motivados mais por uma agenda política do que por preocupações legítimas com o conteúdo educacional.
Esta situação ressalta o papel fundamental da literatura e da educação na promoção do diálogo sobre questões sociais importantes. Livros como "O Avesso da Pele" são essenciais para educar as novas gerações sobre a história e as realidades do racismo, incentivando uma sociedade mais justa e igualitária.
IGNORÂNCIA, PRECONCEITO E COVARDIA: COMO O BOLSONARISMO SE RELACIONA COM A CULTURA
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) March 4, 2024
Vencedor do Prêmio Jabuti, em 2021, o Livro “O Avesso da Pele”, do autor Jeferson Tenório (@jefempessoa), primeiro patrono negro da Feira do Livro de Porto Alegre, traz elementos fundamentais para… pic.twitter.com/ENghHwPZjQ
Com informações do X
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
