Lula se encontra com Rodrigo Pacheco para resolver tensões e reforçar diálogo
Compartilhe
508 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, nesta quinta-feira à noite no Palácio da Alvorada, com o intuito de resolver divergências recentes, especialmente aquelas envolvendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A aproximação acontece após uma série de atritos que marcaram as relações entre o Executivo e o Legislativo, refletindo a necessidade de um diálogo construtivo para a governabilidade.
O encontro segue gestos de conciliação de Haddad, que na terça-feira expressou gratidão aos líderes do Senado e da Câmara pelo manejo cauteloso do impacto fiscal do projeto de lei do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que prevê um limite de isenções fiscais até 2026.
Essa reunião com Pacheco vem sendo aguardada por mais de duas semanas e ocorre em um contexto onde o presidente também busca pacificar relações com o presidente da Câmara, Arthur Lira, após confrontos diretos com Padilha, ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais. A tentativa é de suavizar os recentes desacordos e fortalecer a articulação política.
Os conflitos escalaram quando o governo acionou o Supremo Tribunal Federal para resolver a questão da desoneração da folha de pagamento, uma medida vista como problemática por Pacheco, que acusou o Executivo de judicializar a política. Em resposta, o Congresso contestou essa decisão no STF, alegando a necessidade de equilíbrio fiscal conforme estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Haddad tem enfatizado a importância de um pacto fiscal entre os três poderes para garantir o cumprimento das metas fiscais, ao passo que o Congresso defende que todas as medidas fiscais foram tomadas com devido cuidado para não comprometer o orçamento.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
