Presidente Lula reitera que "Brasil não toma partido, nosso lado é a paz!"
Compartilhe
927 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante sua viagem pela Europa para conferências e encontros com autoridades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração contundente sobre a guerra na Ucrânia, iniciada pela Rússia em 2022. Questionado por um jornalista sobre um suposto apoio ao presidente russo Vladimir Putin, Lula esclareceu sua posição.
Após participar do Fórum Inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social em Genebra, Suíça, nesta quinta-feira (13), Lula foi questionado sobre a percepção de que ele estaria defendendo Putin. Em resposta, Lula afirmou que o Brasil não toma partido na guerra e só participará de negociações de paz se Rússia e Ucrânia estiverem presentes.
"Não, eu não faço defesa do Putin. O Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão de um país. O que eu não faço é ter lado. O meu lado é a paz. Meu lado não é ficar do lado do Zelensky contra o Putin ou do Putin contra o Zelensky. Então, é o seguinte: o Brasil tem uma posição definida, nós estaremos dispostos a participar de qualquer reunião que discuta a paz se tiver os dois conflitantes na mesa. Se tiver Rússia e Ucrânia. Porque senão, não é discutir paz", afirmou Lula.
Ao ser questionado se a Ucrânia deveria ceder territórios à Rússia, Lula afirmou que Putin e Zelensky parecem estar "gostando da guerra". "Eu acho que tem que ter um acordo. Agora, se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky é porque eles estão gostando da guerra. Se não, já tinham sentado para conversar para encontrar uma solução pacífica, que seria melhor tanto para o povo da Ucrânia quanto para o povo da Rússia", completou.
Veja vídeo:
Cara, uma pessoa que discorde do que o Lula falou não está em plenas condições mentais! pic.twitter.com/zQR8h4fVjk
— Orestes (@SomenteOrestes) June 14, 2024
Na última segunda-feira (10), Lula conversou por telefone com Putin para tratar do aprofundamento dos laços estratégicos entre Brasil e Rússia. Desde a vitória de Lula, os dois líderes não puderam se encontrar pessoalmente, mas espera-se que isso ocorra em outubro deste ano, na Cúpula dos BRICS na Rússia.
De acordo com o Kremlin, a conversa focou no aprofundamento de laços estratégicos e na resolução de paz proposta por Brasil e China para a Ucrânia. A comunicação brasileira destacou o esforço de paz do presidente Lula para tentar cessar as hostilidades na Ucrânia.
Com informações da Forum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
