PEC das Drogas: Lula defende saúde pública em vez de criminalização
Compartilhe
970 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se opor à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas, que prevê punição para o porte de entorpecentes. A estratégia é tratar o tema como uma questão de saúde pública e não criminalizar os usuários. Os ministérios da Justiça e da Saúde tentarão convencer os parlamentares de que a criminalização afastaria essas pessoas dos serviços de saúde e impactaria negativamente as populações negras e periféricas.
Os aliados de Lula devem argumentar que a criminalização iria afastar os usuários dos serviços de saúde. Além disso, a PEC é vista como um risco de afastar Lula do eleitorado evangélico, majoritariamente a favor da criminalização das drogas. A expectativa é de que a votação da PEC possa ser adiada para depois das eleições municipais de outubro, para evitar desgastes adicionais no Parlamento.
A criação de uma comissão especial para discutir a PEC foi oficializada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
