Gilmar Mendes condena proposta de anistia a golpistas: "Inaceitável e sem sentido"
Compartilhe
896 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou duramente nesta quinta-feira (12) a proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em entrevista à CartaCapital, Mendes classificou a ideia como "inaceitável" e afirmou que a medida contrária os princípios democráticos.
“Mancharam a imagem do Brasil no exterior e agora, diante do insucesso, sugere-se uma anistia. Isso não faz qualquer sentido”, declarou o magistrado, referindo-se aos ataques antidemocráticos e à tentativa frustrada de golpe contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro também mencionou as graves acusações de que os golpistas planejavam o assassinato de figuras centrais do Estado, como o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Para Gilmar Mendes, esses fatos exigem investigação aprofundada e punição rigorosa. “Essas medidas serão certamente investigadas pela Procuradoria-Geral da República, que deverá apresentar as devidas denúncias. O tribunal prosseguirá no julgamento desses casos”, afirmou.
Os atos de janeiro resultaram em diversas investigações, incluindo o indiciamento de Jair Bolsonaro e de 36 aliados, entre eles ex-ministros e ex-comandantes das Forças Armadas. As acusações incluem tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Com informações da CartaCapital
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
Coligação de Lula exige inelegibilidade de Flávio Bolsonaro por máfia de "collabs" e propaganda ilegal
