Ucrânia pede ajuda do Brasil para garantir reunião com Putin
Compartilhe
670 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo da Ucrânia solicitou nesta terça-feira (13) que o Brasil ajude a garantir a participação de Vladimir Putin em um encontro direto com Volodymyr Zelensky, previsto para esta quinta-feira (15), em Istambul. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que pediu ao chanceler Mauro Vieira que o Brasil use sua influência para viabilizar a reunião. Sybiha ainda reforçou a disposição de Zelensky para o encontro e pediu apoio brasileiro a um cessar-fogo de 30 dias.
O governo Lula, em articulação com a China, já havia divulgado uma declaração conjunta defendendo a retomada de negociações diretas entre Ucrânia e Rússia, sem pré-condições. O texto ressalta que o diálogo é o único caminho possível para encerrar a guerra, destacando que conflitos armados são obstáculos para o desenvolvimento global.
A proposta para o encontro surgiu após Vladimir Putin se declarar aberto a “conversas diretas” com a Ucrânia. O presidente russo também afirmou que essas negociações devem acontecer com apoio do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a partir do dia 15. O Kremlin, no entanto, ainda não confirmou oficialmente a presença de Putin.
Líderes de países europeus, como Reino Unido, França, Alemanha e Polônia, já se manifestaram a favor de um cessar-fogo imediato de 30 dias, pressionando Moscou. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, respondeu dizendo que a Rússia consideraria a proposta, mas não se curvaria a pressões externas.
O Brasil, sob a liderança de Lula, reforça sua posição como mediador internacional, desde que propôs, ainda em 2023, intermediar o diálogo entre os dois países em guerra. A diplomacia brasileira busca fortalecer um caminho de paz, baseado no multilateralismo e no respeito à soberania.
Veja a postagem no X:
I spoke with Brazilian Foreign Minister Mauro Vieira about peace efforts and active diplomatic contacts this week.
— Andrii Sybiha ???? (@andrii_sybiha) May 13, 2025
I urged Brazil to support an unconditional 30-day ceasefire as the foundation for resultative peace talks.
I reaffirmed President Zelenskyy’s readiness to meet…
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
Coligação de Lula exige inelegibilidade de Flávio Bolsonaro por máfia de "collabs" e propaganda ilegal
