Ben Cohen é retirado à força do Senado dos EUA ao protestar contra genocídio em Gaza
Compartilhe
739 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O empresário Ben Cohen, cofundador da Ben & Jerry’s e ativista pelos direitos humanos, foi retirado à força do Capitólio dos Estados Unidos durante uma audiência no Senado em 14 de maio. Ao lado de outros manifestantes, protestava contra o negacionista Robert F. Kennedy Jr., atual secretário de Saúde e Serviços Humanos do governo de extrema-direita de Donald Trump.
A manifestação ocorreu logo no início da audiência, quando cinco pessoas se levantaram da plateia e se dirigiram à frente da sala, entoando o slogan: “RFK mata pessoas com AIDS”. A Polícia do Capitólio agiu com truculência e removeu os manifestantes, entre eles Cohen, que já havia participado de uma coletiva de imprensa ao lado da deputada progressista Rashida Tlaib (D-Michigan), denunciando os crimes de Israel contra o povo palestino em Gaza.
Robert F. Kennedy Jr., amplamente criticado por espalhar desinformação sobre vacinas e por questionar evidências científicas sobre o HIV, enfrenta forte resistência de entidades médicas e científicas. Pelo menos 87 organizações, incluindo a Associação Internacional de Provedores de Cuidados contra a AIDS, rejeitam sua nomeação, diante do risco que representa à saúde pública.
Durante a audiência, democratas pressionaram Kennedy com perguntas sobre vacinação, o avanço do sarampo e os cortes orçamentários promovidos pelo governo Trump. Já os republicanos tentaram defender o plano “Make America Healthy Again”, uma jogada populista financiada com US$ 500 milhões, que ignora os reais desafios sanitários do país.
Ben Cohen, além de denunciar o histórico anticientífico de Kennedy, protestava contra o genocídio em curso em Gaza. Em sua fala, ele condenou a conivência dos EUA com o bloqueio israelense que impede o acesso a comida, água e medicamentos à população civil palestina. “Israel está literalmente deixando-os morrer de fome”, denunciou.
O ativista foi enfático ao afirmar que não se calará diante das atrocidades: “Não vamos desviar o olhar. Não vamos ficar calados. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que nosso governo pare de ser conivente com a morte de crianças por fome.”
Assista:
I told Congress they're killing poor kids in Gaza by buying bombs, and they're paying for it by kicking poor kids off Medicaid in the US. This was the authorities' response. pic.twitter.com/uOf7xrzzWM
— Ben Cohen (@YoBenCohen) May 14, 2025
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
Coligação de Lula exige inelegibilidade de Flávio Bolsonaro por máfia de "collabs" e propaganda ilegal
