Mais um bolsonarista foge! Lindbergh exige prisões preventivas após Marcos do Val driblar STF
Compartilhe
872 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou duramente a fuga do senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) para os Estados Unidos, mesmo após ter o passaporte bloqueado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Lindbergh, o episódio reforça a urgência da prisão preventiva para investigados que descumprem decisões judiciais. Do Val embarcou para Miami no último dia 23, em flagrante desrespeito à ordem judicial.
“Primeiro Eduardo, depois Zambelli… agora Marcos do Val”, escreveu o deputado, referindo-se à sequência de fugas ou tentativas de fuga de aliados de Jair Bolsonaro. “O senador descumpriu medida cautelar imposta pelo STF, ignorou a proibição e viajou com passaporte diplomático, num claro desafio à autoridade da Corte”, completou Lindbergh.
Marcos do Val é investigado por envolvimento direto na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Entre as acusações estão divulgação de documento sigiloso, articulação com militares, associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito e envolvimento com a organização criminosa bolsonarista que planejava impedir a posse do presidente Lula.
A fuga internacional de Do Val ocorre no momento em que cresce o cerco judicial contra a extrema-direita e seus operadores políticos. O uso de passaporte diplomático para burlar medidas cautelares indica não só premeditação, mas um desprezo absoluto pelo sistema judiciário e pela legalidade democrática.
Lindbergh defendeu que o STF reaja à altura diante da gravidade dos fatos. “O caso exige a decretação de prisão preventiva, juridicamente justificada pela reiteração de atos ilícitos, obstrução de Justiça e fuga internacional. Não se pode permitir que investigados em liberdade tratem medidas cautelares como se fossem recomendações simbólicas”, declarou o parlamentar.
O senador, que já coleciona polêmicas e versões contraditórias sobre seu papel na tentativa de golpe, agora se junta à lista de bolsonaristas que fogem do Brasil quando confrontados com a Justiça. Enquanto isso, as instituições seguem firmes para garantir que ninguém esteja acima da lei — nem mesmo quem tenta posar de herói da extrema-direita.
OS FUGITIVOS
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) July 24, 2025
Primeiro Eduardo, depois Zambelli… agora Marcos do Val. O senador descumpriu medida cautelar imposta pelo STF, que havia determinado o bloqueio e apreensão de seus passaportes, no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Ignorando a ordem… pic.twitter.com/SJJxR24mBg
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
Cerco se fecha no TSE! Justiça eleitoral investiga rede ilegal de "collabs" e vendas clandestinas de Flávio Bolsonaro
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Polícia Federal encontra acerto de R$ 427 milhões ligado a Kassio Nunes para liberar bilhões a Vorcaro
Coligação de Lula exige inelegibilidade de Flávio Bolsonaro por máfia de "collabs" e propaganda ilegal
