Alckmin lidera missão de 90 empresas ao México em resposta às tarifas de Trump
Compartilhe
3697 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin liderará na próxima semana uma expressiva missão comercial ao México com 90 empresas brasileiras, na primeira resposta concreta do governo Lula às tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos nacionais. A iniciativa, organizada em tempo recorde pela ApexBrasil, Itamaraty e MDIC, reflete a urgência em diversificar mercados diante das barreiras comerciais norte-americanas.
A delegação, que visitará o México entre 26 e 28 de agosto, incluirá seminários empresariais e visitas técnicas a setores estratégicos como alimentos, tecnologia e energia. O interesse superou expectativas - as vagas para empresas se esgotaram em apenas três dias, sinalizando o impacto imediato do tarifaço no setor produtivo brasileiro.
México consolida-se como alternativa
Os números justificam o entusiasmo:
Comércio bilateral atingiu US$ 12 bilhões em 2024
Exportações de carne bovina cresceram 800% em um ano
16 mil toneladas embarcadas no 1° semestre de 2025
O movimento não é apenas comercial. Em julho, Lula e a presidente mexicana Claudia Sheinbaum alinharam agendas por telefone, defendendo maior integração regional diante das "incertezas globais". Agora, além de buscar novos contratos, o governo pretende retomar negociações para ampliar um acordo comercial bilateral que está parado há anos.
Para Alckmin, a missão simboliza a estratégia brasileira de não depender de um único mercado. "Enquanto alguns fecham portas, nós estamos abrindo novas rotas comerciais com nossos vizinhos", afirmou o vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
