Haddad celebra “nova era” no combate ao crime após megaoperação contra PCC
Compartilhe
2550 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em coletiva nesta quinta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a força da operação nacional que desarticulou a infiltração do PCC no mercado de combustíveis. Segundo ele, a ação coordenada entre Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público e forças de segurança estaduais representa um novo modelo de enfrentamento ao crime organizado no Brasil.
“Contra o crime organizado, é necessário uma resposta organizada. O crime se sofisticou, e o Estado precisa responder de maneira igualmente sofisticada”, afirmou Haddad, ressaltando a importância da inteligência fiscal para rastrear os complexos mecanismos de lavagem de dinheiro utilizados pelas facções.
A operação, batizada de Carbono Oculto, mobilizou mais de mil agentes em oito estados e revelou um esquema que incluía adulteração de combustíveis, importação fraudulenta de metanol, manipulação de fundos financeiros e o uso de fintechs para lavar bilhões. Só no setor de combustíveis, foram identificados mais de mil postos e quatro refinarias envolvidas nas fraudes.
Haddad lembrou que a criação, em 2023, de uma equipe da Receita dedicada exclusivamente a fraudes estruturadas foi decisiva para o sucesso da ação. Nos últimos quatro anos, mais de R$ 52 bilhões movimentados em fundos criminosos foram investigados, com R$ 1,4 bilhão já bloqueados. “Hoje conseguimos desmantelar uma verdadeira refinaria do crime”, resumiu o ministro.
O ministro também ressaltou a necessidade de institucionalizar essa integração entre os entes federativos por meio da PEC da Segurança, que transformaria a cooperação contra o crime organizado em política permanente de Estado. Para ele, a operação mostrou que a união de esforços é o caminho para resultados sólidos e duradouros.
Considerada uma das maiores operações do país em termos de cooperação institucional, a Carbono Oculto é vista como um divisor de águas no combate às facções. “Estamos criando um modelo que pode trazer esperança ao povo brasileiro. A resposta contra o crime será cada vez mais forte e eficaz”, concluiu Haddad.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
Notícias mais lidas
BALDE DE ÁGUA FRIA! Impedimento de Nunes Marques pega campanha de Flávio Bolsonaro de surpresa no STF
Vexame na Bahia! Vice de Flávio Bolsonaro foge de evento com medo de flopar e inventa desculpa esfarrapada!!
Falha grave na Polícia Civil de SP expõe governo Tarcísio e coloca sob suspeita provas de inquérito ligado a André Mendonça
